quarta-feira, 1 de julho de 2015

PU DE GUARUS SEM MÉDICO DE NOVO


(Foto: Rodrigo Silveira | Folha da Manhã)
Em mais um caso de reclamação quanto à falta de qualidade nos serviços oferecidos à população pela Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus — conhecida como PU de Guarus —, localizada no bairro Jardim Carioca, pacientes afirmaram que tiveram atendimento negado por funcionários de plantão por conta da falta de médicos na unidade. A informação é de que o problema estaria se arrastando desde o último sábado. Na manhã dessa terça-feira (30), um leitor entrou em contato com Folha da Manhã para relatar a falta de clínicos gerais disponíveis na UPH de Guarus, e que teria sido preciso buscar outra unidade para conseguir uma consulta. Vale lembrar que, em meio a tantos problemas, unidades hospitalares conveniadas à Prefeitura ainda podem suspender atendimento.

Após a denúncia, a equipe de reportagem procurou a administração da unidade para obter esclarecimentos. Porém, no local, funcionários de plantão informaram que os mesmos haviam sido proibidos de comentar o caso com a imprensa. Ainda assim pode ser registrado, em local de destaque na recepção, um bilhete escrito à mão que confirmava a reclamação. O manuscrito dizia: “Não haverá expediente de clínico geral em 30/06”. Constantemente, a Folha tem feito matérias de reclamações sobre a falta de médicos nesta unidade de saúde.

Em nota, a assessoria de comunicação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirmou que a falta de clínico geral no plantão da manhã dessa terça-feira na Unidade Pré-Hospitalar de Guarus estaria sendo apurada. Ainda segundo informações da FMS, o atendimento clínico de urgência estaria sendo feito normalmente na unidade.

Pouco mais tarde, a Superintendência de Atenção Regional da Fundação Municipal de Saúde informou que, “devido ao grande número de pedidos de demissão de médicos plantonistas da Unidade Pré-Hospitalar de Guarus, alguns plantões não contariam com as equipes completas e os pacientes estariam sendo direcionados para outras unidades de saúde, como o Hospital Geral de Guarus e a UPH da Saldanha Marinho”. A superintendência ainda afirmou que profissionais estão sendo chamados para recompor as equipes e que a situação deve ser regularizada nos próximos dias.

Reclamações e críticas não são novidades

Os problemas envolvendo o atendimento médico na Unidade Pré-Hospitalar de Guarus não são novos. Em fevereiro deste ano, pacientes já haviam questionado o quadro de profissionais da saúde em plantões, a falta de remédios na farmácia da unidade e o horário de encerramento do expediente, além do aparelho de raio-X que estaria quebrado. De acordo com eles, na ocasião, o número de médicos não seria suficiente para atender toda a demanda e o expediente estaria sendo encerrado às 17h30.

No início deste ano, pacientes afirmaram que, em virtude de um remanejamento no atendimento, houve confusão entre funcionários e população. Os pacientes afirmaram que para conseguir consultas e outros serviços hospitalares teriam sido obrigados a se deslocar para outras unidades de saúde. No final de 2014, médicos da UPH Guarus paralisaram as atividades alegando falta de pagamento.




Fonte: Folha da Manhã