terça-feira, 15 de maio de 2018

Profissionais de enfermagem são capacitados em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem participaram do 1º Encontro dos Profissionais de Enfermagem de São João da Barra, com o tema: “Trabalhando pelo aperfeiçoamento do cuidar”, nesta terça-feira, 15, no Cine Teatro São João, Centro. O objetivo foi contribuir para qualificação técnica da assistência de enfermagem, padronização de procedimentos e diminuição de riscos à saúde dos profissionais.

O evento, que fez parte das comemorações pela Semana Nacional de Enfermagem, contou com 150 participantes e foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, objetivando também melhorar, ainda mais, a qualidade do atendimento prestado à população através da Estratégia Saúde da Família (ESF), Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade Mista de Saúde (UMS) e Resgate, além de setores administrativos como o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Auditoria e programas de Saúde.

Para o secretário de Saúde, José Antônio Paulo Fonseca, que representou a prefeita Carla Machado, é fundamental trabalhar com uma equipe capacitada e comprometida não só com a instituição, mas também com o ser humano, ajudando a salvar vidas. “Quero deixar o meu agradecimento para cada profissional pela responsabilidade, dedicação, respeito e carinho no desempenho de suas funções, cuidando da saúde dos sanjoanenses”, discursou José Antônio.

– Cuidar da pessoa enferma é uma nobre missão e nos dias atuais é necessário agir com atenção e amor ao próximo, acompanhando os avanços científicos e a descoberta das novas técnicas – avaliou o coordenador de Enfermagem, Pedro Bastos, relatando que este é o compromisso da coordenação, não apenas para atender demandas legais ou propiciar melhoria nas condições de trabalho, mas principalmente para melhor atender à população.

A enfermeira, Maria Martinez, 70 anos, uma das mais antigas da Secretaria de Saúde, foi uma das homenageadas pelo serviço prestado durante mais de 30 anos. “Estou muito feliz em receber esta homenagem, comecei a trabalhar na Prefeitura em 1987 e é a primeira vez durante todo esse tempo que a nossa classe recebe este tipo de capacitação e valorização, que será importante para o desenvolvimento de nossas atividades”, disse Maria.

A programação do encontro contou com palestras sobre, “SAE – um processo de aperfeiçoamento do cuidar”, “Aspectos éticos e legais da SAE e padronizações” e “Normas, POPs e rotinas de enfermagem”. No enceramento, foram entregues aos participantes Regimento Interno de Enfermagem, Normas e Rotinas, Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

A subsecretária de Saúde, Keth Miranda, marcou presença. Os representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, Paula Figueiredo e Rodrigo Siqueira, e a enfermeira, Geisa Barreto, palestraram.