quinta-feira, 10 de maio de 2018

História e diversidade em debate neste mês de maio no Museu Histórico de Campos

(Foto: Marcos Gonçalves | Secom)
O mês de maio vai contar com uma extensa programação de palestras, mesas redondas e oficinas sobre história e diversidade cultural. Os eventos são organizados pela Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através das coordenações de Ciências Humanas e de Diversidade. As palestras são voltadas para professores da rede, mas abertas a comunidade escolar e acadêmica em geral.

Nesta quinta-feira (10), no Museu Histórico de Campos, acontece a Mesa de Debate “130 anos de Abolição e Permanência do Racismo” com os historiadores Rafaela Machado (Arquivo Municipal), Sérgio Risso (Neabi-Iff Campos), Clareth Reis (Neabi-Uenf). O evento acontece das 18h às 22h e os interessados podem se inscrever pelo email: cienciashumanas.smece@gmail.com, informando nome, identidade, telefone e, caso professor da rede municipal, matrícula e unidade escolar.

Curso de Campos — De 17 a 25 de maio, também no Museu, a partir das 18h30, será realizada a 15ª edição do curso Campos: Identidades, Memórias e Histórias. São apenas 100 vagas disponíveis. A inscrição será feita seguindo o mesmo procedimento do evento anterior. A abertura, no dia 17, contará com uma palestra da professora Marluce Guimarães com o tema “Campos: Diálogo Histórico-literários (Lendas)” e com uma oficina sobre o Ururau da Lapa.

No dia 23, será a vez do professor Joel Ferreira Mello falar sobre “Cerne em sede: Poesia Reunida”, dentro do espaço Campos: Diálogo Histórico-literários. No dia 24, o professor Carlos Eugênio Soares debaterá o tema “A Visita do Imperador”, também no espaço Campos: Diálogo Histórico-literários. Por fim, no dia 25, o mesmo professor ministrará uma aula de campo no Centro Histórico.

— O curso sobre Campos acontece em duas edições por ano. O objetivo é garantir educação patrimonial e noção de pertencimento ao professor para que ele seja um multiplicador desta perspectiva. Ninguém ama o que não conhece — explica Carmem Eugênia Sampaio, coordenadora de Diversidade da Smece e organizadora do curso.

Cultura Negra — Outro evento que debaterá a cultura negra, dentro das comemorações do mês da abolição da escravidão brasileira, será “Comunidades Negras do Norte Fluminense: Cultura e Resistência”, que acontece no dia 21, das 8h às 12h, na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) da Câmara Municipal de Campos. A palestra será ministrada por Tarianne da Silva Bertoza, que também ministrará uma oficina sobre confecção de boneca Abayomi. Inscrições através do email fundamental25smece@gmail.com.






Fonte: Secom PMCG