sexta-feira, 11 de maio de 2018

Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado em São João da Barra


O Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado, 12, em São João da Barra e em todo o país. A meta é imunizar, na data, 3 mil pessoas e alcançar a marca de 9.900 imunizações durante a campanha no município. O atendimento será realizado nas unidades básicas de saúde e ESF’s (exceto o ESF Nova São João da Barra), das 8h às 17h. Para vacinar, é necessária a apresentação do cartão de vacina.

A Campanha nacional teve início no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. O objetivo é reduzir os casos de doenças e mortes, em especial, nos grupos de riscos. A população-alvo são idosos a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas e pessoas portadoras de doenças crônicas, que devem apresentar uma prescrição médica, assim como aqueles inseridos no grupo de comorbidade.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, do dia 24, quando iniciou a campanha em São João da Barra, até o momento, 2750 pessoas receberam as doses da vacina. Para o dia de mobilização a meta é imunizar 3 mil pessoas em todo o município.

Segundo a coordenadora municipal de Imunização, Rachel Rebel, depois do Dia D, é esperado um aumento na procura pela vacinação. Ela ainda lembra a necessidade de se prevenir contra a doença, já que a influenza é uma infecção viral que atinge o sistema respiratório e pode ser transmitida facilmente.