sábado, 10 de março de 2018

Igreja de Nossa Senhora da Penha em Atafona será elevada a Santuário durante festejos

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)
A Igreja de Nossa Senhora da Penha a padroeira da praia de Atafona, será elevada a Santuário durante os festejos deste ano. O reconhecimento será formalizado pelo bispo diocesano dom Roberto Ferreira Paz, no período festivo, no início do próximo mês. A padroeira é celebrada na localidade desde o século XIX e a devoção se tornou uma das maiores de toda a região.


Recentemente, a procissão foi declarada, por decreto, patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Agora o reconhecimento é do templo como local de peregrinação.

Como a festa é móvel, tendo como dia maior a segunda -feira após a Páscoa, neste ano as celebrações serão entre 1º a 9 de abril. Normalmente o bispo celebra a missa campal no encerramento. Porém, ele tem compromisso agendado em Aparecida do norte no mesmo dia. A celebração que vai elevar a Igreja a Santuário acontecerá no sábado, dia 7 de abril, às 19h. Dom Roberto acolherá uma romaria que sairá, com a imagem de Nossa Senhora da Penha, da Igreja matriz de São João Batista, em São João da Barra, às 17h, em caminhada até o templo na praia de Atafona.







Fonte: Blog Arnaldo Neto