domingo, 4 de março de 2018

Chuva em Petrópolis, causa enxurrada e deslizamentos de terra


A chuva que atingiu Petrópolis, na Região Serrana do Rio, causou uma enxurrada no bairro Morin neste sábado (3). Imagens registradas por uma moradora mostram a força da água do Rio Palatinado em frente a Avenvida General Marciano Magalhães. Ônibus e carros também foram arrastados para dentro do rio.

"Minha sogra mora aqui há 52 anos e nunca viu isso. O rio colocou água pra fora por uns 40 minutos, foi uma coisa horrível. Meu marido teve que tirar os carros da rua. É sempre uma tragédia anunciada", disse Sabrina Prendim, que gravou as imagens no local.

Carros foram retirados da rua em Petrópolis (RJ), por causa do nível alto do rio Palatinado (Foto: Sabrina Prendim/Arquivo Pessoal)

Neste domingo (4), Sabrina registrou como o rio ficou após ao temporal. Segundo ela, o volume de água voltou ao normal, e é possível ver as as pedras que fazem parte do leito.

"Aqui é bem próximo da nascente do rio. Ele (Palatinado) atravessa o Morin vai até o Centro e encontra com o rio Piabanha. Meu marido mora aqui há 35 anos e só viu esse rio transbordar quatro vezes", contou.

Queda de barreiras

Segundo a Defesa Civil, foram registradas 30 ocorrências desde a tarde de sábado, sendo 22 deslizamentos de terra, três problemas em via, três alagamentos, um tombamento de poste e uma avaliação de risco estrutural.

Os deslizamentos de terra atingiram vias e casas no Quissamã, Alto da Serra, Caxambu, Castrioto, Floresta e Morin.

Neste domingo (4), os 55 agentes da Defesa Civil permanecem atendendo os chamados. As regiões com maior índice acumulado de chuva é o Morin e Cascatinha, com 80 milímetros, seguido do Gentio, onde foram registrados 75,6mm, e o Vila Felipe, com 62mm. Em Corrêas, foram registrados 42mm.

Não há vítimas e os desalojados estão em casas de parentes; o G1 aguarda mais detalhes da Defesa Civil sobre as consequências da chuva na cidade.


A Defesa Civil informou que o índice de chuva é alto na cidade e chega a ser 138% maior do que em fevereiro de 2017. A previsão, ainda de acordo com o órgão, é de chuvas fortes até meados de abril.


Os números são registrados pelos pluviômetros da Defesa Civil. Em todo o município, são 20 equipamentos instalados em 12 comunidades: Gentio, Vale do Cuiabá, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe.

Ônibus e carros arrastados para dentro do rio

A chuva deste sábado (3) também arrastou um ônibus que estava estacionado em uma rua para dentro do Rio Piabanha. Daiane Oliveira, moradora do local, registrou o momento em que o veículo é levado pela correnteza e colide contra a estrutura de uma ponte no bairro Cascatinha.

Ônibus cai em rio e bate em ponte no bairro Cascatinha em Petrópolis, RJ


O ônibus pertence a Viação 1001, que informou, por meio de nota que não havia passageiros dentro do veículo e que não houve nenhuma vítima do incidente.

A moradora também filmou dois carros sendo arrastados pela força da água.





Fonte: G1