terça-feira, 13 de março de 2018

Campos em estado de alerta: Rio Paraíba do Sul sobe e chega a 9,16m

(Foto: Antônio Leudo )
A Coordenadoria da Defesa Civil está monitorando o nível dos rios que cortam Campos e região. O Rio Paraíba do Sul alcançou na manhã desta terça-feira (14), a cota de 9,20m. O Rio Ururaí, que transbordou no último final de semana, está com 4,10m, 30 centímetros acima do nível normal. Equipes da Prefeitura estão em Ururaí.

O coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, disse que, apesar da elevação do Rio Paraíba do Sul, atingindo a cota mais alta do ano até o momento, a tendência é de diminuição nos próximos dias.

A vazão na Ilha dos Pombos reduziu de 1.200m³/segundo para 900m³/segundo. E o Rio Muriaé que no último sábado (10) estava em 4,35m, em Itaperuna, nesta terça está medindo 3,88m.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil através do (22) 98175-2512.


MOTORISTAS DEVEM EVITAR CAIS DA LAPA

Ainda nesta segunda-feira, o órgão divulgou um alerta a motoristas para que evitem estacionar no Cais da Lapa. Aqueles que já estacionaram pela manhã e início da tarde desta segunda-feira (12) devem retirar seus veículos o mais breve possível.

O nível do Rio Paraíba do Sul voltou a subir no início desta tarde, atingindo a cota de 8,40m, e segundo o coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, a informação é de que subirá ainda mais. Na tarde do último sábado (10), o nível do Rio chegou a 8,55m.

“A vazão na represa da Ilha dos Pombos, em Resende, está muito intensa e a água está chegando numa velocidade muito grande. Com isso, a água deve voltar invadir a área do Cais”, disse Edison Pessanha informando ainda que a Coordenadoria segue monitorando os rios.

A cota de transbordo do Paraíba do Sul é de 10,40m. Já o Rio Ururaí registrou, nesta manhã, 3,90 metros, quando a cota de transbordo é de 3,80m.






Fonte: Campos24horas