sexta-feira, 2 de março de 2018

Campos: Combate à febre amarela com vacinação neste sábado


Com o objetivo de ampliar ainda mais a cobertura vacinal contra febre amarela, será realizado neste sábado, dia 3 de março, um novo Dia D de vacinação contra a doença. A mobilização acontecerá em todo o estado e em Campos, a Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde vai disponibilizar 8 salas de imunização para atender a população. Mais de 268 mil pessoas foram imunizadas contra a doença em Campos até o dia 5 de fevereiro.

Segundo a assessora chefe da Vigilância, Roberta Lastorina, a vacinação vai acontecer das 9h às 13h no Centro de Saúde, Hospital São José, Centro de Saúde de Guarus, Unidades Pré-Hospitalares de Travessão e Tocos, no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2), na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Penha e na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Lagamar, em Farol de São Thomé.

— Como acontece desde fevereiro de 2017, a dose da vacina contra febre amarela no nosso município é única. A secretaria de saúde disponibiliza as doses diariamente no Centro de Saúde, nas salas de vacinação que participam do Dia D e também nas unidades de Santo Eduardo e Morro do Coco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Quem ainda não foi vacinado deve aproveitar mais essa chance para se prevenir contra a doença — ressaltou Lastorina.

Podem tomar vacina contra a febre amarela pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante e não estar amamentando.