sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Falta de iluminação em trechos da Arthur Bernardes e Nilo Peçanha provoca sensação de insegurança

(Fotos: Silvana Rust)
Nos últimos meses, passar a noite pelos seis quilômetros e meio da Avenida Arthur Bernardes e Avenida Nilo Peçanha, em Campos dos Goytacazes, tornou-se perigoso em determinados trechos. É que em vários pontos não há luz nos postes. A reclamação de motoristas e de pedestres é frequente. Muitos afirmam sobre riscos de assaltos e oportunidades para ações de criminosos. Os pontos mais críticos de escuridão estão entre as Avenidas Alberto Lamego e 28 de Março.

A Avenida Arthur Bernardes começou a ser construída em 2011 e a obra só foi concluída e liberada ao tráfego plenamente em 2014. Tornou-se uma das vias preferidas para fugir do trânsito pesado. A avenida cruza os bairros do IPS, Parque Rosário, Parque João Maria, Jardim das Palmeiras, Parque Flamboyant e Parque Tarcísio Miranda e desafogou bastante o tráfego da Avenida 28 de Março. Durante o dia fica bem mais movimentada, mas à noite o trânsito diminui e o risco de assaltos aumenta.



Para o professor Fabio Mendonça, a Arthur Bernardes tem se tornado um problema nos últimos meses. “Com a falta de luz, tenho medo de assaltos. No cruzamento onde há sinais luminosos, nem sempre fico tranquilo para parar, pois há muito mato no entorno, e é comum pessoas suspeitas estarem no local. Conheço gente que já foi vítima de roubo e violência na região”, disse. A ciclovia que também é utilizada para a prática de caminhadas tem sido evitada por muita gente. É o caso da moradora do Flamoyant, Ana Oliveira. “Ficou muito mais perigoso passar por aqui. Sem luz, eu e meu marido deixamos de caminhar no período noturno”, revela. A Avenida Arthur Bernardes é utilizada por muitos estudantes e funcionários da Universidade Estadual do Norte Fluminense, pois é na UENF que está localizado término da via que cruza com a Avenida Alberto Lamego.

Ainda não há prazo para a recuperação da iluminação da Arthur Bernardes. Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campos, “o sistema de iluminação dos canteiros de todas as avenidas está sendo restabelecido, incluindo as avenidas 28 de Março e Arthur Bernardes. Estão sendo refeitos todos os trechos subterrâneos que atendem as mesmas, e que estavam completamente danificados. Posteriormente, haverá troca ou reposição de lâmpadas nos pontos necessários. Nesse trecho da Arthur Bernardes, foram detectados 120 metros de lance de cabos furtados, que também serão repostos. O trabalho também segue em diferentes bairros, seguindo cronograma”, informou em nota.






Fonte: Terceira Via