terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Campos: Saúde busca em seminário maior integração da rede

(Foto: Rafael Peixoto)
Acontece até às 17h desta terça-feira (20) o 1º Seminário Municipal da Subsecretaria de Atenção Básica de Campos. O evento “Organização dos processos de trabalho e integralidade dos Programas Especiais na rede de atenção à saúde” está sendo realizado no auditório do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campos e foi aberto pela secretária municipal de Saúde, Fabiana Catalani.

— Este é um evento de extrema importância para a saúde do nosso município. Temos que trabalhar de uma forma conjunta e gradativa dentro da importância da assistência. A maior função atualmente da Atenção Básica é o acesso inicial do usuário SUS (Sistema Único de Saúde), fazer um atendimento com carinho e de forma humanizada, principalmente na profilaxia, da orientação de determinadas estratégias que partem de ações principalmente dentro da educação em saúde. Que todos os profissionais possam levar deste evento o conhecimento necessário para colocarem em prática nas unidades —ressaltou a secretária.

A subsecretária de Atenção Básica, Cinthia Ferrini, ressaltou que o seminário é voltado para os profissionais da Atenção Básica, Centros de Referência e programas de saúde. 

— Nosso maior objetivo com a promoção do Seminário é promover o diálogo entre os dispositivos da rede de saúde com objetivo de promover a maior integração da rede com uma maior articulação entre os serviços para compor sistemas mais funcionais, resolutivos e integrados — disse. 

A programação teve início às 9h com a apresentação e balanço dos programas em saúde e o Panorama do Estratégia Saúde da Família (ESF) e UBSF, Programa Saúde Mental, Programa de Controle Tabagismo, Hiperdia, Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism) e Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca). 

No período da tarde, a programação vai começar às 13h30 com o programa DST/Aids, seguido pelas apresentações dos trabalhos com hanseníase, tuberculose, Programa Saúde na Escola (PSE), Programa de Atenção Domiciliar (PAD), Alzheimer, Doenças Falciformes e, às 15h50, Mesa Redonda com os representantes dos serviços e abertura para discussão, com o coordenador de Programas Especiais da secretaria municipal de Saúde, Alexandre Sereno.





Fonte: Ascom PMSJB