segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Equipe do CCZ vacina contra a raiva na praia campista

(Foto: Rafael Peixoto)
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos realizou, neste sábado (13), a vacinação contra raiva em cães e gatos na praia do Farol de São Thomé. A vacinação também ocorrerá nos dias 20 e 27 de janeiro, das 9h às 13h, em frente ao estande da secretaria de Desenvolvimento Ambiental, na orla da praia. Vale lembrar que, em 2017, o CCZ imunizou mais de 60 mil animais, entre cães e gatos, durante campanha vacinal em todo o município.

De acordo com a médica veterinária Francimara Mariano, responsável pela vacinação, a dose da vacina dura um ano e é indicada para animais a partir de quatro meses de vida. Não é recomendável a aplicação em animais que estiverem doentes e fêmeas gestantes que estiverem amamentando. “A vacina é composta pelo vírus atenuado morto e, por isso, não causa riscos aos animais. Porém, quando o animal está doente, a vacina acaba não fazendo efeito e no caso das fêmeas gestantes e lactantes, tanto cadelas quanto gatas, evitamos aplicar a vacina por conta do estresse que pode causar nos animais durante a aplicação", explicou.

A aposentada Maria de Lourdes Gonçalves, mais conhecida como Lurdinha, é moradora de Farol e levou sua cadela para ser vacinada. "Acho muito importante que todos tenham cuidado com seus animais, mas nem sempre isso acontece. Soube ontem (sexta-feira) da vacinação e hoje (sábado) estou aqui e já avisei a todos que conheço que tem cachorro ou gato que precisa vacinar para virem também", disse. -