terça-feira, 5 de dezembro de 2017

4ª Caminhada de Saúde reúne assistidos do ESF em São João da Barra


Com a participação de 80 pessoas, aconteceu na manhã de sábado, 02, em Chapéu do Sol, litoral de São João da Barra, a 4ª Caminhada da Saúde. O trecho percorrido foi de 3 km, compreendendo as ruas Felissíssimo Alves, Victor Sence e Avenida Atlântica, e o objetivo foi promover a integração da comunidade e mostrar que a caminhada é uma atividade física que traz muitos benefícios para a saúde e sem custos aos praticantes.

A agente comunitária de saúde do Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Carrapicho, em Atafona, Maria das Graças Gomes da Silva foi a responsável pela organização do evento, que aconteceu em parceria com as secretarias de Saúde, Ordem Pública, e com a iniciativa privada.

“A meta é continuar desenvolvendo atividades como essa visando diminuir o sedentarismo das 138 famílias assistidas nesta área de abrangência”, disse a agente de saúde, que contou com apoio de professor de educação física na coordenação dos movimentos de aquecimento e alongamento.

Na chegada, em frente ao comércio de Eraldo Pomada, houve palestra de conscientização sobre a importância da caminhada e da prática esportiva para a saúde, sorteio de brindes, distribuição de água e lanche. Os participantes receberam, também, camisa do evento. A equipe do ESF Carrapicho apoiou a iniciativa que beneficiou diretamente os moradores da localidade.

Residindo há 24 anos em Chapéu do Sol, a dona de casa Marizete Cristina Moquim, 59 anos, é uma das assistidas pelo ESF – Carrapicho. “Esse evento foi ótimo e fundamental para recomeçar a caminhar. Sou hipertensa e pré-diabética e caminhava cerca de 1h30 de segunda a sexta-feira”, declarou Marizete que ficou mais de 5 meses no sedentarismo devido a problemas familiares.







Fonte: Secom PMSJB