quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Secretarias de Saúde e Educação se reúnem com moradores de Barcelos

(Foto: Divulgação)
Nesta quarta-feira, 01, uma comissão formada pelas secretarias de Saúde e de Educação e Cultura de São João da Barra participou de uma reunião na E.M. Elysio de Magalhães, em Barcelos, com pais de alunos, funcionários e a comunidade em geral. O encontro teve a finalidade de esclarecer à comunidade sobre o diagnóstico do morador de Barcelos que veio a óbito na tarde do último domingo, 29 de outubro, com suspeita de dengue hemorrágica ou de meningite.

A subsecretária de Saúde, Keth Miranda, acompanhada de integrantes da comissão de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia, do Núcleo de Controle de Zoonoses e da subsecretária de Educação, Denise Machado, e equipe, explicou todos os procedimentos adotados, desde a internação do paciente, até sua transferência para o Hospital Geral de Guarus, na cidade de Campos dos Goytacazes, e esclareceu as dúvidas da população.

A subsecretária disse que aguarda o resultado dos exames que serão realizados no laboratório Lacen, no Rio de Janeiro, para a confirmação do diagnóstico do paciente.

“Viemos até Barcelos tranquilizar a comunidade de que não há nenhum risco para os alunos e professores da unidade escolar de contaminação por meningite. Ainda não temos esse diagnóstico confirmado, mas o tempo de incubação da doença já se esgotou e, neste período, não houve nenhum caso com sintomas de meningite”, explicou.

Ela ainda informou que todos os procedimentos preconizados pelo Estado no caso de suspeita de meningite foram tomados e que o município monitora todos os casos que possam apresentar os mesmos sintomas da doença.

“Não há motivo para alarde. Entendemos a preocupação dos pais de alunos e professores. Por isso viemos até a escola com uma equipe de profissionais para esclarecer todas as dúvidas e nos colocar à disposição da população”, pontuou a Subsecretária.

A pedido da comunidade, será realizada uma limpeza na unidade escolar, na próxima sexta-feira, 03, e posteriormente a equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses irá realizar um tratamento perifocal, que visa eliminar o mosquito transmissor da dengue.






Fonte: Secom PMSJB