sábado, 11 de novembro de 2017

Mulheres na pesca: Campos e SJB debatem políticas públicas


Autoridades ligadas às áreas de Agricultura e Pesca de Campos São João da Barra (SJB) se reuniram nesta quinta-feira (9) para discutir políticas públicas para mulheres que atuam na pesca nos dois municípios. O encontro, na sub prefeitura de SJB, na localidade de Sabonete, no 5° Distrito, reuniu o superintendente adjunto de Pesca de Campos, José Armando Barreto; o subsecretário de Pesca de SJB, Glauber Toledo, e o secretário de Agricultura sanjoanense, Oswaldo Barreto. Participou ainda a secretária de Meio Ambiente de SJB, Joice Pedra.

Na reunião, foram ajustadas as estratégias para um encontro com as mulheres, logo a seguir, na localidade de Quixaba, limite entre os dois municípios. Elas trabalham em três frigoríficos de pequeno porte, instalados na localidade.

— Os encontros foram um desdobramento de uma visita técnica recente a SJB, em companhia de representantes da empresa Patense, que absorve resíduos de processamento de pescados. Na ocasião, foi avaliada toda a questão desta atividade em Quixaba, onde os resíduos são com descartados de forma inadequada na natureza — afirmou José Armando.

Foi verificado que as trabalhadoras da pesca em Quixaba possuem as mesmas demandas das mulheres que atuam na pesca do Farol de São Tomé quanto à atenção, organização e fortalecimento. 

— A proximidade e similaridades destas mulheres, idênticas preocupações sociais, econômicas e ambientais da atividade fortalecem ainda mais a necessidade de eficiência da parceria que estamos construindo com o grupo de técnicos e secretários sanjoanenses. É definitivamente da "gente nossa" que estamos cuidando. E cuidando juntos — acrescenta José Armando.

Ainda na reunião em Quixaba ficou acordado que sendo atendidas as condições de armazenamento e atingido o volume mínimo de 5 toneladas, a empresa Patense irá recolher os resíduos de peixe e solucionar o problema ambiental na localidade. A medida está começando a ser implementada em Farol de São Thomé.





Fonte: Secom PMCG