quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Inaugurações de reforma e construção de unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) em SJB


A Prefeitura de São João da Barra inaugura nesta sexta-feira, 17, às 14h, a obra de reforma e revitalização da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), no bairro Carrapicho, em Atafona, e às 16h, a obra de construção da ESF, em Mato Escuro, executada em parceria com o Ministério da Saúde. Desde o início da 3ª gestão da prefeita Carla Machado uma das prioridades tem sido investimentos na área da saúde visando melhorar a qualidade de vida da população.

“Nossa função é garantir o atendimento de qualidade através de uma política pública voltada para o desenvolvimento de ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento, recuperação e proteção da população nas áreas de abrangência do ESF”, declarou a prefeita Carla Machado, acreditando que este seja o caminho certo para garantia do bem-estar do sanjoanense.

A subsecretária de Saúde, Keth Miranda, informou que serão disponibilizados serviços de atendimento médico, odontológico e de enfermagem, de segunda a sexta-feira; cadastro no SUS; consulta com pediatra e obstetra uma vez por semana; visita domiciliar de pacientes acamados; vacina; puericultura e Pré-natal e acompanhamento familiar em conjunto com os agentes de saúde. 

– Coleta citopatológica; curativo; acompanhamento de peso e altura; bolsa família; atividades comunitárias; palestras de saúde com grupos de risco como gestantes, hipertensos e diabéticos; e atividades de educação em saúde nas escolas da área de abrangência do ESF também serão oferecidos – completou Keth.

A obra de construção do ESF é composta de consultórios odontológico e médico, recepção, almoxarifado, salas de inalação, curativos, vacina, observação e procedimentos de coleta, esterilização, expurgo, estocagem de medicamentos e atividades coletivas. Sanitários para funcionários, copa, depósito de material de limpeza, administração, banheiros masculino e feminino com acessibilidade, urbanização de área externa com jardins e grama, muro, calçada e acesso de ambulância para embarque e desembarque de pacientes também foram construídos.

Já os serviços de reforma e revitalização realizados no Carrapicho incluem: revisões hidrossanitária, e elétrica (com troca de lâmpadas e de quadros de distribuição e criação de novos circuitos elétricos); reparo do telhado e calhas; troca de portas, esquadrias de alumínio, fechaduras e vidros das esquadrias; limpeza de caixa d’água; instalação de cisterna; construção de anexo de cozinha e dormitório para motorista de plantão; colocação de grades em janelas; construção de calçada de acesso; e adequação de acessibilidade aos sanitários masculino e feminino.