terça-feira, 14 de novembro de 2017

Campos: teste de glicemia, nesta 3ª, Dia Mundial do Diabetes

 Foto: Rogério Azevedo
O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro. E nesta terça-feira, a data será lembrada em Campos com uma ação do Programa Municipal de Tratamento à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. De 9h ao meio-dia, uma equipe estará em frente ao Shopping Vips Center realizando teste de glicemia e aferindo pressão arterial. A data foi instituída em 1991 por uma resolução das Nações Unidas. 

A ação faz parte do “XXI Encontro de Diabetes em Campos – Educando para prevenir complicações” aberto no último dia 10 e realizado em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), Rotary Club, Ortopedia São José e Sociedade Universitária de Pesquisas e Estudos Médicos (Supem). 


De acordo com o coordenador do evento, o endocrinologista e diabetólogo, Luiz Elpídio Manhães, no último sábado (11), durante atividade no Centro da cidade, cerca de 600 pessoas realizaram testes de glicemia e em 126 foi detectada hiperglicemia. Os pacientes que obtiveram resultado positivo, para doença, receberam orientação de nutricionistas e foram encaminhados a especialistas, para conclusão da investigação do diagnóstico. 


O endocrinologista frisa a importância da atividade física para qualidade de vida. “A alimentação saudável o e exercício físico complementam no tratamento de prevenção do diabetes, e ajudam a diminuir o estresse”, finalizou. 







 Fonte: Secom PMCG