quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Carla Machado discute duplicação da BR-356 em Brasília

(Foto: Divulgação)


A duplicação BR-356, no trecho entre Campos e São João da Barra, foi um dos assuntos em pauta durante a visita da prefeita Carla Machado a Brasília, nesta semana. Juntamente com o subsecretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, a prefeita esteve no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), onde expôs ao diretor executivo do órgão, Halpher Luiggi, a necessidade de intervenção no trecho, que é o principal acesso ao Município e ao Porto do Açu.

“O fluxo aumentou muito na BR-356 nos últimos anos em razão do desenvolvimento de São João da Barra e da instalação do Porto. Isso aumenta, também, os riscos de acidente e precisamos ter uma rodovia que ofereça comodidade e segurança aos usuários. A duplicação, portanto, se faz necessária, assim como a implantação do corredor logístico para atender ao Porto e desafogar a BR-356”, destacou a prefeita.

A mobilização da prefeita Carla Machado pela duplicação da rodovia, iniciada durante seus dois primeiros mandatos à frente do Executivo sanjoanense, voltou a ganhar força a partir de 2017. No mês de julho, estiveram no município, a convite da prefeita, o presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes, e o vice-presidente da Comissão, Julio Lopes, que discutiram o assunto juntamente com autoridades regionais no Porto Açu. 

Demais assuntos em pauta – Em Brasília, a prefeita Carla Machado, acompanhada do deputado Julio Lopes, discutiu com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, assuntos relacionados à criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Distrito Industrial do Açu. Carla pediu celeridade na aprovação da ZPE, o que poderá atrair indústrias e gerar mais trabalho e renda para os sanjoanenses.

No Senado Federal, a prefeita participou da audiência pública sobre a exploração mineral no País. Proposição do deputado federal Julio Lopes inclui entre os beneficiados na compensação financeira sobre recursos minerais municípios pelos quais acontece o transporte e exportação do minério e ferro. São João da Barra e outros municípios fluminenses Campos dos Goytacazes, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Mangaratiba e Itaguaí seriam beneficiados com a medida.





Fonte: Secom PMSJB