sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CCZ vacina contra raiva em nove localidades da região Norte de Campos

(Foto: Divulgação)
As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão estar neste sábado (2), de 9h às 16h, nas localidades de Chave do Paraíso, Murundu, Palmares, Santa Bárbara, Mata da Cruz, Posse do Meio, Espírito Santinho, Santa Maria e Santo Eduardo, na região Norte de Campos, para vacinar cães e gatos contra a raiva. Neste dia, a expectativa é de que dois mil animais sejam imunizados. Desde o início da campanha, há dois meses, cerca de 20 mil cães e gatos já foram vacinados.

Segundo a médica veterinária Francimara de Araújo, responsável pela campanha de vacinação antirrábica, não é recomendável a aplicação da vacina em animais que estiverem doentes e fêmeas que estejam esperando filhotes e que estiverem amamentando. Além de funcionários do CCZ, o trabalho conta com a atuação voluntária de alunos do curso de Veterinária da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Há dois anos, uma campanha de vacinação contra a raiva animal em cães e gatos não era realizada em Campos.

— O “Dia D” de vacinação será somente em 7 de outubro, mas estamos priorizando áreas mais afastadas do Centro e o resultado tem sido satisfatório. A população compreende o trabalho e mostra que cuida dos seus animais de estimação. Inicialmente trabalhamos com a expectativa de imunizar 60 mil animais, mas estamos preparados para vacinar até 80 mil — ressalta o diretor do CCZ, Jorgeamado de Almeida.

Equipes do CCZ já percorreram dezenas de localidades, como: Pernambuca, do Imbé, Tapera, Ibitioca, Lagoa de Cima, Dores de Macabu, Guandu, Vila de Palha, Morro do Coco, São Luiz de Mutuca, Ponto de Coqueiros, Mussurepe, São Bento, Cazumbá, Santo Amaro, Boa Vista, Vila do Sol, Rádio Velho, Praça da Rodoviária de Farol de São Thomé, Caboio, São Martinho, Retiro, Canal das Flechas, Tócos, Coqueiro de Tócos, Caxias de Tócos, Brejo Grande, Mundéus, Caxeta, Santana, Balança Rangel, Matutu, Caxias e outros.







Fonte: Secom PMSJB