quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Capacitação para equipe de enfermagem em SJB

(Foto: Divulgação)
Teve início nesta terça-feira, 5, com a participação de 50 profissionais, a capacitação direcionada a enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede de saúde de São João da Barra, com o tema Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético.

Promovida pela Secretaria de Saúde, a capacitação terá cinco módulos, com carga horária de 30 horas, e prossegue nos dias 12, 19 e 26 de setembro e 3 de outubro, no auditório municipal, das 13h às 17h.

A capacitação é ministrada pela enfermeira, especialista em pé diabético, Marilzete Teles de Almeida e visa a qualificação dos profissionais a fim de proporcionar uma assistência de qualidade aos usuários do sistema de saúde.

“O objetivo desse treinamento é preventivo para que os profissionais consigam identificar as complicações do pé diabético aplicando as técnicas corretas no manuseio das lesões e identificando os riscos para o paciente”, ressaltou a enfermeira.

Outro ponto destacado pela enfermeira “é a diminuição do tempo de resposta do profissional no atendimento básico e PSF na identificação das lesões e encaminhamento para o programa Pé do Diabético, podendo evitar a amputação, que é justamente nosso objetivo final”.

Para a técnica em enfermagem Maria Cristina Henrique, do PSF de Mato Escuro, a capacitação vai melhorar o atendimento à população. “Vamos poder orientar melhor os pacientes e, quando necessário, encaminhar para o atendimento especializado evitando futuras complicações”, pontuou.

O conteúdo programático é dividido pelos módulo I – Feridas; Módulo II – Lesão por pressão e queimaduras; módulo III – Insuficiência Venosa e Arterial; módulo IV – Pé Diabético e módulo V – Coberturas utilizadas no tratamento de feridas e associando teoria e demonstração práticas.





Fonte: Secom PMSJB