quarta-feira, 2 de agosto de 2017

SJB: caminhada de conscientização do combate à hanseníase

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Uma caminhada de conscientização ao combate à hanseníase, promovida pela Secretaria de Saúde de São João da Barra, na segunda-feira, 07, marcará o Dia Estadual de combate à doença. O objetivo é alertar a população sobre a prevenção, transmissão, sintomas e tratamento. A concentração será às 8h30, na Praça São Benedito.

“A caminhada passará pelas ruas São Benedito, Joaquim Thomaz de Aquino Filho e Barão de Barcelos. A chegada será no Ciep - 265 Municipalizado Profª Gladys Teixeira, onde acontecerá uma palestra sobre conhecimento e prevenção da hanseníase e será servido lanche e água para os participantes”, explicou o coordenador do Programa Municipal de Combate à Hanseníase, João Filiphe da Silva Amaral.

A hanseníase, doença infecto contagiosa causada por bactéria, tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, que eliminam os bacilos através de secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro.

Os sintomas são; sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular.

A hanseníase tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. “Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida ocorrerá a cura”, finalizou o coordenador Filiphe, acrescentando que outra medida preventiva, é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença.





Fonte: Ascom PMSJB