segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Exportação é tema de reunião com agricultores em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
A Secretaria de Agricultura de São João da Barra promoveu na quinta-feira, 24, uma reunião com sua equipe técnica, produtores rurais, Emater, Pesagro, Fundenor, Cooperativa de Produtores Rurais do 5º distrito e representantes da Ita Export, uma empresa de exportação sediada em Campos dos Goytacazes.

Realizado na Subprefeitura, em Sabonete, o encontro teve por objetivo discutir o desenvolvimento do setor agrícola do município visando a exportação, identificando as potencialidades da região, o que é produzido e a capacidade de produção da fruticultura.

Hoje a agricultura familiar faz a comercialização nos diversos pontos da Feira do Produtor, distribuídos em São João da Barra e Campos dos Goytacazes, e para o grupo Barcelos e Cia.

O secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, salientou que o encontro faz parte das ações da pasta visando alternativas para o escoamento da produção. “Estamos trabalhando para oferecer novos mercados consumidores para os agricultores familiares. Essa é mais uma proposta a médio e longo prazo para que o produtor possa ter mais uma opção de comercialização”, contou.

Para o agricultor Romilson Machado França, da Vila da Terra, a discussão foi muito produtiva. “É um mercado novo e pensei que não fosse acessível, mas hoje pudemos ver que é viável e que depende de nós para chegar até ele”, comentou.

O consultor da empresa de exportação, Robson Lessa, destacou que o município tem grande potencial para abraçar esse mercado. “Com a união dos agricultores e o incremento da produção, São João da Barra tem potencial para ser um município exportador. Esse mercado traz não só crescimento financeiro para o município como técnico também”, destacou.

A Secretaria de Agricultura vem trabalhando, desde o inicio dessa gestão, visando o desenvolvimento do setor com o fomento à diversificação de cultura, serviço da patrulha mecanizada, parcerias com a Emater que oferecem serviços de atendimento técnico e de extensão rural, emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), junto à Emater e outros órgãos, e elaboração de projetos de crédito rural.

Escoamento é pauta de reunião - Secretários de Agricultura que integram o Conselho Regional de Agricultura do Norte Fluminense se reuniram na quinta-feira (24) em Cardoso Moreira. Na pauta a reabertura Ceasa, em Guarus, para a prefeitura de Campos dos Goytacazes, que beneficiaria os municípios da região na carga e descarga de alimentos e, também, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para os municípios que ainda não podem emitir este licenciamento. 

Osvaldo Barreto, secretário de Agricultura de São João da Barra é vice-presidente da entidade, que tem como presidente o superintendente de Agricultura e Pecuária de Campos, Nildo Cardoso. "Com a reativação do centro de distribuição, São João da Barra vai contar com um box, que passa a ser mais um ponto para escoamento dos produtos oriundos da agricultura familiar", disse Osvaldo.






Fonte: Secom PMSJB