sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Escolas municipais de São João da Barra participam de concurso ambiental

(Foto: Divulgação )
No Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado nesta sexta-feira, 18, estudantes do 4º e 5º anos das Escolas Municipais José Alves Barreto (Mato Escuro), Chrisanto Henrique de Souza (Açu) e Manoel Alves Rangel (Quixaba), todas do 5º distrito de São João da Barra, participam de disputa e cerimônia de premiação da 8ª edição do concurso de desenhos e redações com o tema “Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada”.

O evento integra o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA) e acontece na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), no distrito de Ribeiro do Amaro, em Campos dos Goytacazes. Participarão escolas de outros três municípios do Norte Fluminense.

Ao todo 10 alunos da escola José Alves Barreto estarão participando, sendo seis na categoria desenho, e quatro na categoria redação. Em 2016, a escola participou do mesmo projeto e conseguiu o 1º lugar nas duas categorias. Durante o evento os alunos irão apresentar uma peça (esquete) de 7 minutos com o tema: Descarte consciente dos resíduos sólidos.

A Diretora da instituição, Cláudia Oliveira, ressalta o incentivo dos professores Edival Abreu e Márcia Monteiro o que, segundo ela, faz com que os alunos se interessem pela questão ambiental e repassem o aprendizado às suas famílias, sendo assim, multiplicadores do saber. “É muito importante a conscientização dos alunos e de sua família, já que o sustento vem do trabalho na agricultura. O empenho da escola em despertar o interesse dos educandos para o meio ambiente é a certeza de que o futuro será bem melhor em termos de conservação”, frisou.

O programa tem a finalidade de estimular a reflexão e conscientização da preservação ambiental, e é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Porto do Açu. A etapa nacional do concurso acontece em Setembro, em São Paulo.





Fonte: Secom PMSJB