quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Câmara de Campos com empurra-empurra, pontapés e oração

(Foto: Folha da Manhã)
A sessão da Câmara de Campos desta quarta-feira (9) rendeu de elogios a um projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo e de uma confusão após o vereador Marcelo Perfil usar a tribuna para se queixar de um assessor da vereadora Linda Mara que teria postado uma foto da família de um assessor dele, em momento de lazer, para fazer críticas. E por falar em críticas, durante a sessão, a vereadora Joilza Rangel chegou a se retirar do plenário chorando depois que o vereador José Carlos Monteiro soltar farpas contra a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Aserp), criada no governo Rosinha ao qual Joilza presidiu por um tempo.

Após o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Rafael Diniz, que traz benefícios para as micro e pequenas empresas de Campos, ter sido aprovado por unanimidade, o plenário começou a discutir uma indicação legislativa do vereador Cláudio Andrade que encaminhou a anteprojeto de lei que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Combate à Corrupção e à Impunidade dos agentes públicos. A iniciativa foi elogiada pelos parlamentares e, durante a discussão do encaminhamento, o vereador José Carlos Monteiro utilizou um aparte da explanação do vereador Fred Machado para comentar a criação do Conselho e disparou contra a Arsep, extinta em abril deste ano. Segundo José Carlos, "diferente da proposta do Conselho contra a corrupção, que não trará nenhum ônus para a municipalidade, a Agência Reguladora tinha gente que ganhava até R$ 10 mil". Ele reforçou que a Arsep só trouxe danos ao erário público.

Ao continuar sua fala, o vereador Fred Machado discordou em partes do que foi disparado pelo colega de bancada. "Não posso concordar com tudo que foi dito até porque tivemos a atuação da vereadora Joilza Rangel na Agência e não há nada que comprove algum tipo de conduta errada", disse o líder do governo.

Sentida com a situação, a vereadora Joilza deixou ao plenário em lágrimas. Após isso, alguns vereadores tentaram contornar a situação. "Em nenhum momento a intenção do vereador José Carlos foi de ofender a índole da vereadora Joilza", disse o parlamentar Silvio Martins.

Aproveitando o momento, o vereador Marcelo Perfil utilizou da palavra para criticar algumas posturas dentro da Câmara. "É preciso tomar cuidado com algumas condutas. Tem um assessor da vereadora Linda Mara que é um moleque. Pegou uma foto da família de um assessor meu, em momento de lazer, e jogou nas redes sociais para falar besteiras", afirmou irritado.

Neste momento, o assessor citado que estava na plateia levantou, cruzou os braços e afrontou Marcelo Perfil. O presidente da Câmara, Marcão Gomes, pediu para que o assessor voltasse para o lugar, o que não aconteceu. Então, Marcão acionou os seguranças. Foi quando toda confusão começou entre assessores e alguns vereadores. O vereador Thiago Virgílio chegou a pular a bancada do plenário e partiu para o meio da confusão, sendo contido pelo vereador Thiago Ferrugem. O parlamentar Igor Pereira também chegou a pular a mureta.

Controlada a situação, o vereador Pastor Vanderly fez uma oração para "amarrar as forças malignas que atuam na Câmara".





Fonte: Folha da Manhã