segunda-feira, 31 de julho de 2017

Praça do Sossego em Campos, será ampliada e o trânsito proibido

(Foto: Silvana Rust)
De sossegada ela não tem nada! Uma rápida parada no local conhecido em Campos como “Praça do Sossego”, e já dá pra notar que o nome não combina mais com o seu perfil. Cercada por diversos quiosques, bares e comércio em geral, e com trânsito intenso, o sossego parece passar bem longe. Localizada no Parque Tamandaré e bem próxima do Centro, a praça é ponto de encontro dos apreciadores de uma cerveja gelada e de um espetinho na brasa.

A boa notícia é que o Instituto de Trânsito e Transportes, o IMTT, anunciou que o local vai ser ampliado e ganhar uma reforma que pretende melhorar o espaço e reordenar o trânsito. Segundo o presidente do IMTT, Renato Siqueira, o projeto está em fase preliminar, mas adianta que a via de circulação entre a praça e os restaurantes será eliminada, o que vai ampliar o espaço de convivência e qualificar o espaço urbano não edificado, diversificando a utilização da praça.

A novidade é uma das alterações que serão feitas pelo órgão para ordenamento no trânsito, melhorando o fluxo de veículos naquela região, evitando os constantes congestionamentos, principalmente, na Rua Alvarenga Filho, entre a Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa) e Avenida Pelinca. De acordo com Renato, duas ruas receberão alterações: Alvarenga Filho e Luís Sobral. Serão duas pistas em sentidos opostos, complementando- se, fazendo a interligação entre a Formosa e a Pelinca. A Alvarenga Filho será mão única da Pelinca para a Formosa. Já a Luís Sobral será no sentido oposto, informa o presidente do IMTT. “O principal objetivo é o ordenamento do trânsito, principalmente, em torno da Pracinha do Sossego, onde há grande concentração de bares e casas noturnas até as proximidades da Pelinca. A Luís Sobral não tem grande fluxo, mas tem sua importância à medida que for interrompido o trânsito em mão dupla na Alvarenga Filho. Quem quiser vir da Formosa, terá que pegar a Luís Sobral como alternativa de circulação de acesso à Pelinca”, explica Renato Siqueira.

Quem vê a mudança com bons olhos é o comerciante Renato Rangel, que aos 65 anos, conta que pelo menos a 30, está no mesmo ponto na praça, vendendo frutas, verduras e legumes. Criou quatro filhos com o trabalho de ambulante e, hoje, se lembra de como era no tempo em que o chão da praça nem calçamento tinha. “Aqui foi melhorando aos poucos, mas quando cheguei na década de 80, o chão ainda era de terra batida. Hoje, atendo a clientes que vieram aqui ainda crianças”, conta o feirante.

Mas Renato também se lembra de algumas histórias ruins. Por três vezes sua barraca já foi arremessada por carros durante a madrugada. Os acidentes foram provocados, na maioria das vezes, por motoristas alcoolizados e todos nos fins de semana. “Os motoristas não respeitam nada, estacionam em qualquer lugar e isso é ruim. O ideal seria que todo o espaço aqui no entorno fosse remarcado com faixas e sinalização”, sugeriu Renato.

Apesar do Renato, feirante, não acreditar na promessa de reforma da Praça, o Renato, do IMTT, garante que elas já começam a acontecer ainda este ano. Agora, é esperar e torcer que o sossego volte a reinar na praça, pelo menos no trânsito!