quinta-feira, 18 de maio de 2017

Rafael Diniz participa de palestra sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

(Foto: Divulgação | Ascom PMCG)
O prefeito Rafael Diniz prestigiou na tarde desta quarta-feira (16), no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, a palestra “Um olhar sensível e desafiador no enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes”, ministrada para profissionais da rede municipal de Educação. O evento está inserido na campanha “Campos no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, promovida pelo Programa FortaleSER, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), que iniciou no último dia 15 e segue até a próxima sexta-feira (19).

Aos presentes, Rafael Diniz revelou orgulho em participar, não só como prefeito, mas principalmente como cidadão, de um evento que ele considera de extrema importância. “Não basta nos contentar em defender esta pauta tão importante. Temos que buscar multiplicadores engajados em encarar este desafio conosco. Não podemos permitir qualquer tipo de abuso que seja. É nossa missão buscar a defesa daqueles que não sabem se defender. Além disso, temos que dar suporte à família da criança ou adolescente vítima”, defendeu o prefeito.

A presidente da FMIJ, Suellen André de Souza, lamentou que durante a semana da campanha tenha havido o registrado de um caso em Campos. “Soubemos há pouco que um homem foi agredido pela população ao tentar abusar de sua enteada, uma menina de 11 anos, no quintal de casa. Isso nos mostra que o tema é uma realidade em nosso meio. Por isso é tão importante discutir o tema e, mais que isso, compor a rede de proteção. O FortaleSER realiza o enfrentamento a este tipo de violência”, destacou.

Ressaltando a importância da parceria entre a FMIJ e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, o prefeito reconheceu a necessidade de discussão do tema nas escolas da rede municipal. “Aí está o segredo da transformação da nossa sociedade. A escola tem sim que ensinar matemática, português e outras disciplinas. Mas também tem que levar este tipo de informação as nossas crianças e adolescentes”, observou.

Durante a palestra, a psicopedagoga do FortaleSER Leila Azevedo esclareceu a diferença entre abuso, violência e exploração sexual. Ela enfatizou a importância de dar atenção aos menores sinais que as supostas vítimas possam apresentar e alertou sobre algumas formas utilizadas pelos abusadores, exploradores e pedófilos para atrair as crianças e adolescentes.

— Este tipo de crime se caracteriza quando alguém explora sexualmente a vítima visando obter retorno financeiro. Sempre alerto aos pais para ter mais atenção com os filhos e filhas que sonham com o mundo da moda. Este é um meio em que assim como há muitos empresários comprometidos, há também os que têm como objetivo exclusivo a exploração sexual. Costumo dizer que primeiro eles dão o passaporte para depois tirar a liberdade — exemplificou a especialista.

O coro da FMIJ, que participou do evento desta quarta-feira, também se apresentará nesta quinta (18) no V Seminário “Campos no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, às 13h, na Câmara de Vereadores de Campos. As 350 vagas oferecidas para o evento esgotaram nos quatro primeiros dias de inscrição.






Fonte: Ascom PMSJB