quinta-feira, 4 de maio de 2017

Prefeitura inicia remoção de areia em Atafona

(Foto:  Divulgação)
A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra iniciou nesta quarta-feira, 03, o trabalho de remoção com retorno ao mar da areia acumulada em residências, logradouros e em vias públicas de Atafona, proveniente do processo de erosão costeira. A ação acontece após vários protestos de moradores e veranistas que tiveram suas casas invadidas pela areia, que, inclusive, pensavam em acionar judicialmente a prefeitura através do advogado Geraldo Machado..

A licença foi concedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que também determinou várias condicionantes para a execução da ação, entre elas o plantio da vegetação para fixação das dunas.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, as intervenções acontecem em alguns pontos da Avenida Atlântica, como o entroncamento com a Rua Júlio de Souza Vale. A ação conta com a parceria da Defesa Civil.

Segundo o secretário da pasta, Alex Firme, houve um amplo debate com os órgãos de defesa ambiental, informando os riscos para os moradores e residências da Avenida Atlântica.

– Estamos fazendo a remoção da areia do asfalto, mas não vamos mexer nas dunas na linha da praia. A intervenção está sendo feita seguindo os requisitos legais e cumprindo as exigências previstas pelo Inea preservando o meio ambiente, que sempre foi nosso objetivo – explicou o secretário.

A moradora Marciete Portela Guimarães parabenizou o trabalho da prefeitura. “Agradeço o empenho do governo municipal e da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos em resolver essa questão, que vai proporcionar mais segurança e acessibilidade para os moradores afetados por esse antigo problema na Avenida Atlântica”, ressaltou.









Fonte:Ascom-PMSJB