sexta-feira, 5 de maio de 2017

Inaugurada a primeira Policlínica do Servidor da prefeitura

(Foto: Divulgação)
Em pouco mais de quatro meses de governo, o prefeito Rafael Diniz e a vice-prefeita Conceição SantAnna inauguraram na manhã desta sexta-feira (5) a primeira Policlínica do Servidor da prefeitura. Segundo Diniz, a entrega deste projeto é a realização de um sonho e comprova o comprometimento do governo com a valorização do maior patrimônio do município que é o servidor. A Policlínica do Servidor está localizada na Rua dos Goitacazes esquina com Comendador José Sanguedo, no Centro, e vai atender o servidor efetivo e seus dependentes e também os contratados. O agendamento para as consultas começará a partir desta segunda-feira (8), das 7h às 17h. Os servidores devem apresentar comprovante profissional, que pode ser um contracheque atual.

— Valorizar os servidores é a principal meta do nosso governo porque são eles que fazem o trabalho andar. A Policlínica será uma casa que vai cuidar mais do servidor. A gente tem que lembrar que o servidor é pai, é mãe, é marido, é esposa, o servidor é ser humano e deve receber todos os cuidados, principalmente com a saúde, para que possa desempenhar o papel tão importante no serviço público. Entregar a Policlínica é a realização de um sonho. Hoje é um dia de conquista para o servidor público — disse Diniz, que acompanhado da vice-prefeita parabenizou toda a equipe da Secretaria de Saúde que se empenhou para a realização do projeto.

A secretária de Saúde, Fabiana Catalani, ressaltou o avanço que o município deu com a primeira Policlínica do Servidor. “Com certeza é um avanço na Saúde e um presente para os servidores que há tanto tempo não eram lembrados como deveria ser. Sem dúvidas é um sonho realizado”, afirmou.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Trabalhador (PMST), a médica do trabalho Renata Castelo Branco Juncá, a nova unidade é uma importante estratégia dentro do programa e está voltada para o atendimento dos servidores da prefeitura. O secretário de Gestão Pública, André Oliveira, que também participou da inauguração, destaca que a implantação da Policlínica vem preencher uma lacuna deixada há três anos por conta da falta de um plano de saúde.

— Há cerca de três anos, o servidor do município de Campos estava totalmente desassistido nessa parte de saúde do trabalhador. A Policlínica é um grande projeto de atendimento exclusivo aos servidores efetivos do município e seus dependentes e também os contratados. É uma experiência que tem tudo para dar certo, com uma equipe altamente qualificada e motivada. Serão servidores cuidando dos servidores, maior patrimônio da prefeitura. O servidor municipal não ficará abandonado, o que não puder ser feito lá, a Policlínica estará encaminhando para a rede conveniada. Em quatro meses, tiramos do papel esse projeto. As dívidas são grandes, mas não falta vontade política em fazer, há muita vontade de realizar — explica o secretário de Gestão.

Cobertura – Segundo Renata Castelo Branco, a nova unidade conta com uma equipe de assistência multidisciplinar em saúde com consultas de especialidades médicas e odontológicas, cirúrgicas e clínicas, como ginecologia/obstetrícia, cardiologia, clínica médica, dermatologia, ortopedia, psiquiatria, neurologia, cirurgia pediátrica e pediatria, além de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais.

— A intenção com a policlínica é assistir aos servidores municipais para que esses possam prestar seus serviços com saúde e qualidade — explicou a coordenadora do PMST.

Estrutura – Renata ressaltou também que a nova unidade conta com quatro consultórios para atendimento em saúde, dois consultórios odontológicos que estão sendo construídos, uma sala para fisioterapia, além de dependências para o setor administrativo da unidade.

O antigo Posto do Servidor funcionava em um imóvel alugado na rua Salvador Corrêa, que foi condenado pelo setor de engenharia da secretaria municipal de Saúde e com isso, as pessoas que eram atendidas nessa UBS foram referenciadas para as unidades de saúde próximas as suas residências. A Policlínica do Servidor vem inaugurar um novo tempo de planejamento responsável dentro das ações da saúde.

— É um grande passo no caminho da valorização da saúde de quem trabalha e, nesse caso específico, da saúde do servidor municipal — ressaltou a médica.

Também estiveram presentes à solenidade de inauguração: o superintendente de Fiscalização de Postura, Fabiano Mariano; o comandante da Guarda Civil Municipal, Wyllian Bolckau; o diretor do Hospital Ferreira Machado, Pedro Simão; a diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira; o presidente do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep), Sérgio Almeida; e vereadores.






Fonte: Comunicação PMCG