segunda-feira, 3 de abril de 2017

Prefeito Rafael Diniz participa de atividades no Dia Mundial do Autismo

(Foto: Divulgação)
O prefeito Rafael Diniz prestigiou, na manhã deste domingo (02), as atividades da Associação dos Pais e Amigos de Autistas de Campos (AMA-Campos) para marcar a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento contou com o apoio da prefeitura, que cedeu o espaço da Cidade da Criança Zilda Arns para a realização, através da Superintendência de Entretenimento e Lazer. Cerca de 900 pessoas visitaram o parque temático, que teve entrada grátis, para participar das ações, entre 9h e 12h.

A AMA Campos, que reúne cerca de cem associados e há um ano funciona oficialmente, tem como uma das principais bandeiras a instalação de um Centro de Referência para o tratamento do autismo, a exemplo do que já acontece em outros municípios fluminenses, como Itaboraí e São Gonçalo. Hoje, o tratamento no município é feito em algumas instituições como APAPE, APAE e APOE, entidades que possuem convênio com o município para prestar o atendimento gratuitamente, além do Centro de Atenção Psicossocial Infantil Dr. Castelo Branco (CAPSi).

– É muito importante a participação nesse dia de conscientização sobre o autismo, bem como termos a sociedade envolvida nesse processo. De nossa parte, vamos sempre dar todo o apoio possível, pois não só essa, mas também muitas outras causas que envolvem a vulnerabilidade são prioridade em nossa gestão – afirmou Rafael Diniz.

O prefeito cumprimentou dezenas de pais de autistas e interagiu com muitos deles, a maioria crianças. Acompanhou as atividades, que incluíram palestra sobre o tema, visita geodésica, banho de chafariz, apresentação do espetáculo infantil “Os Saltimbancos” e show de MPB com a banda da Polícia Militar.

A AMA-Campos luta pela instalação de uma sede e melhores condições de diagnóstico do autismo e seu tratamento. “Até mesmo os médicos têm dificuldade de diagnosticar o autismo, confundindo com a esquizofrenia, por exemplo”, explicou Wezule Porto, presidente da AMA-Campos , que é pai de um menino autista de 8 anos. “As consultas são caras, os medicamentos também e, para o tratamento, precisamos de especialistas que são difíceis de encontrar, principalmente, nas escolas. Então, fica difícil fazer a inclusão”, completou.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Brand Arenari, também acompanhou as atividades e mostrou-se sensibilizado. “Esta é uma causa que deve ser abraçada por todos, pois envolve a vulnerabilidade. Estamos agilizando o fechamento de um convênio para capacitação de profissionais da nossa rede de ensino para atuar ainda melhor junto aos nossos autistas”, esclareceu.

O autismo é um distúrbio que que se apresenta em diferentes níveis e compromete a interação social, a comunicação social e verbal, com a pessoa apresentando comportamento restrito e repetitivo. Algumas crianças alcançam desenvolvimento normal e depois regridem. Na maioria dos casos é hereditário, mas pode ser influenciado por outros fatores. O distúrbio afeta o processo de informações no cérebro e muito do que ocorre ainda não é compreendido pela ciência.

Ao final do evento, Wezule agradeceu à prefeitura por ceder o espaço, a todos pelo comparecimento e participação e disse que espera o apoio de todos na divulgação da causa. Em seguida, após a apresentação da banda da PM, foram soltos balões azuis, a cor que representa o autismo.








Fonte: Comunicação PMCG