terça-feira, 11 de abril de 2017

Governo Carla Machado: 100 dias dedicados à reestruturação de São João da Barra

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Reestruturação. A palavra resume os 100 primeiros dias da administração Carla Machado em São João da Barra. Em meio a uma grave crise econômica e financeira, a prioridade foi contingenciar gastos, reduzindo em até 51,2% o quantitativo de contratos, cargos de comissionados e funções gratificadas e em aproximadamente 70% o custo com aluguéis. Sanar parte das dívidas herdadas da administração anterior, que ultrapassam a casa dos R$ 180 milhões, e pagar a segunda parcela do décimo terceiro e o salário de janeiro dos servidores, além de reabrir a única maternidade do município e restabelecer programas importantes na área da saúde foram outros desafios enfrentados.

– Aprovamos na Câmara Projeto de Lei parcelando em até 60 vezes parte da dívida da prefeitura com a SJBPREV, que vem se acumulando desde abril de 2016 e chega à casa dos 20 milhões de reais. Encontramos uma dívida com o INSS em torno de 25 milhões e buscamos, com a Enel, antiga Ampla, acordo para o parcelamento da dívida, deixada pela antiga gestão, que chega a 6,8 milhões – destacou a prefeita, lembrando que foi acordado na Justiça do Trabalho pagamentos de salários pendentes de funcionários terceirizados da Mothé & Mothé e Portlimp, de 2016.

Em termos de ações, a Saúde foi prioridade, com a reabertura da maternidade da Santa Casa de Misericórdia e realização de cirurgia geral dentro do município. A população passa a ter acesso, também, a diversos exames e medicamentos para tratamento e de uso contínuo. Foi reativado o Programa Pé Diabético e prossegue o trabalho de recuperação das ambulâncias e dos carros que transportam pacientes para fora do município.

Com a necessidade de explorar o potencial turístico na alta temporada, a alternativa para proporcionar lazer e entretenimento e aquecer a economia foi a parceria com a iniciativa privada, que viabilizou uma programação com 10 shows de artistas de nível nacional e dezenas de apresentações dos artistas locais e regionais. O modelo de parceria se repetiu, com sucesso, no carnaval, com o resgate de atrações tradicionais como a Boneca do Waldir e a inovação ao trazer pela primeira vez o Bloco do Elymar Santos, na sexta-feira de carnaval – sem custo para o município.

Mesmo com todas as dificuldades, foi possível também: revitalizar a Feira do Produtor, beneficiando mais de 50 agricultores; implantar a manutenção de importantes vias em diferentes pontos do município; reativar do Posto Avançado da Guarda Civil Municipal, em Grussaí; firmar parceria com a Federação de Pesca do Estado do Rio de Janeiro; reabrir os Prédios Históricos; realizar ações ambientais e resgatar as atividades no Espaço da Ciência, além do incentivo à prática esportiva. –Tiramos como lição um conceito simples de gestão: responsabilidade no lidar com a coisa pública é fundamental – finalizou a prefeita Carla Machado, relatando além da situação caótica em termos financeiro, econômico, estrutural e de funcionamento da máquina administrativa, o comprometimento dos vários programas devido ao endividamento da máquina e a precariedade das instalações, equipamentos e frota de veículos.