terça-feira, 14 de março de 2017

Saúde vacinou 1,6 mil pessoas contra a febre amarela em Dores de Macabu

(Foto: Divulgação)
O bloqueio vacinal contra a febre amarela no distrito de Dores de Macabu, em Campos, imunizou mais de 1.600 pessoas. De acordo com dados da Vigilância em Saúde de Campos, 727 moradores receberam as doses nesta segunda-feira (13). A vacinação no local continua nesta terça-feira (14), das 8h às 16h, na UBS do distrito, e acontece também no dia 18 de março. Ao todo, o município de Campos já imunizou mais de 20 mil pessoas.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, drª Andréya Moreira, a meta de imunização no distrito é de 5.500 pessoas. “É importante que os moradores procurem o serviço na unidade de saúde do distrito para que possamos fazer um bloqueio eficaz”, alertou.

O bloqueio em Dores de Macabu já aconteceu também nos dias 8,9 e 10 março. Este período de vacinação é destinado para moradores de distritos que possuam áreas de mata atlântica e proximidades. Além de Dores, a imunização já foi realizada em Santa Maria, Santo Eduardo, Imbé, Rio Preto, Lagoa de Cima e Tapera. O cronograma segue em Serrinha, nos dias 15 e 16; Ibitioca, nos dias 17, 20 e 21; Sentinela do Imbé, no dia 19; e Morro do Coco, nos dias 22, 23 e 24 de março. Na quarta-feira (15), haverá mais um dia de imunização para os moradores da Tapera, na UBS local.

As pessoas devem estar munidos de carteira de identidade, comprovante da viagem e carteira de vacinação, principalmente os menores de idade. A vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante e não estar amamentando.

Total – A Vigilância em Saúde de Campos informou que o município já vacinou 20.775 pessoas contra a febre amarela,neste ano. Deste total, 12.660 vacinas foram aplicadas nos bloqueios realizados nos distritos. Já na sede da Secretaria de Saúde e no CRTCA I, foram vacinadas 8.115 pessoas que comprovaram viagem para área de risco.







Fonte: Comunicação/PMCG