quinta-feira, 9 de março de 2017

Saúde vacina mais de 15 mil e reafirma que não há casos de febre amarela em Campos


O município de Campos vacinou, até a última terça-feira, mais de 15 mil pessoas contra a febre amarela. De acordo com dados da Vigilância em Saúde da secretaria de Saúde de Campos, 9.291 vacinas foram aplicadas nos bloqueios realizados em Santo Eduardo, Santo Maria, Imbé, Rio Preto, Lagoa de Cima, Tapera e Morangaba. Já na sede da pasta, onde são imunizadas as pessoas que comprovam viagens para área de risco de contágio da doença, foram administradas 5.836 doses da vacina. Na quarta-feira (8), o bloqueio começou em Dores de Macabu, onde segue nos dias 9,10, 13 e 14, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, drª Andréya Moreira, não há motivos para pânico da população porque não há registros da doença em Campos.

— As pessoas não precisam ficar apreensivas, pois a Vigilância em Saúde tem feito todo o trabalho cabível para este momento e está se preparando para caso haja alguma mudança. Neste momento, não há nenhum caso de febre amarela em Campos e não há nenhuma confirmação sobre as mortes dos primatas que foram encontrados em áreas de matas do município — explicou drª Andréya. A febre amarela foi erradicada da área urbana do Brasil em 1942.

A Vigilância em Saúde ressaltou que, além dos bloqueios determinados pela secretaria estadual de Saúde, irá ampliar o número de vacinações diárias para as pessoas que comprovarem viagem para áreas de risco. A partir desta quinta-feira (9), 150 senhas serão distribuídas, a partir das 7h30, no Centro de Referência de Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) I, situado na rua Barão de Miracema (próximo ao Palácio da Cultura). Com isso, Campos contará com dois pólos de vacinação na área central, uma vez que as vacinas continuarão a ser aplicadas normalmente na sede da secretaria de Saúde, na rua Voluntários da Pátria, onde também são distribuídas 150 senhas diárias, a partir das 7h30.

Bloqueio – Além do distrito de Dores de Macabu, o bloqueio vacinal também irá acontecer em Serrinha, nos dias 15 e 16 de março, e em Ibitioca nos dia 17, 20 e 21 de março. Neste sábado (11), o bloqueio será feito novamente para o moradores de Lagoa de Cima, na UBS da localidade, e no domingo (12) doses serão aplicadas nos moradores da Tapera, na UBS do bairro. O horário das vacinações é das 8h às 16h. Esta etapa de bloqueio é destinada aos moradores dos distritos que possuam áreas de mata atlântica e proximidades.

A vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante e não estar amamentando.






Fonte: Comunicação/PMCG