segunda-feira, 20 de março de 2017

SJB: ações pelo Dia de Combate à Tuberculose

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Comemorado em 24 de março, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose será lembrado nesta segunda-feira, 20, em São João da Barra, pela Secretaria Municipal de Saúde, com ações de conscientização e prevenção. O evento, na entrada lateral da Policlínica, a partir das 9h, tem como finalidade combater a doença e alertar a população sobre os seus perigos. Palestra educativa e distribuição de folders informativos completam a programação.

A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Bianca Ernesto, explicou que a tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como rins e meninges, e ossos. “Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose”, destacou.

Os sinais e sintomas mais frequentes são: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo e prostração, febre baixa geralmente no período da tarde, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento acentuado e rouquidão. “O médico do Programa de Combate à Tuberculose, Carlos Antônio Rios, presta atendimento na Policlínica, todas as quartas-feiras, das 11 às 14 horas”, informou Bianca.

Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo. 

– A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença – explicou Bianca, acrescentando que a vacina BCG, obrigatória para menores de um ano, protege as crianças contra as formas mais graves da doença.






Fonte: Ascom PMSJB