segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Dia Mundial de Combate à Hanseníase em São João da Barra

(FotoS: Ralph Braz | Pense Diferente)
A secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio da coordenação do Programa de Combate à Hanseníase, promove na próxima segunda-feira, 13, às 9 h, uma ação pelo Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado em 29 de janeiro. A iniciativa reforça o compromisso para aumentar a atenção relacionada à prevenção, educação e controle da doença. 

Os programas da Saúde participarão do evento com ações, distribuição de material explicativo e palestras, sempre com destaque para a hanseníase, que em São João da Barra tem situação controlada. Um médico do Programa de Combate à Hanseníase atende aos sábados, às 8h, no P.U de Barcelos, e não é necessário marcação de consulta.


Hanseníase - É doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae. Sendo contraída pelas vias aéreas respiratórias. Apresenta múltiplas formas, as quais manifestam-se por diferentes tipos de lesões na pele. A característica mais importante dessas lesões é a diminuição da sensibilidade nas mesmas, devido ao acometimento de terminações nervosas livres e/ou troncos nervosos.

O diagnóstico da doença é clínico e pode ser complementado pela pesquisa do bacilo na pele. É fundamental que a doença seja reconhecida precocemente e que se institua o tratamento adequado com a poliquimioterapia (PQT), que leva à cura. Caso o tratamento seja tardio, podem ocorrer sequelas e incapacidades físicas. Os medicamentos e a assistência médica são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e se encontram disponíveis em São João da Barra.







Fonte: Ascom