sábado, 14 de janeiro de 2017

São João da Barra: operação Orla Segura em Grussaí

(Foto: Divulgação)
A Operação Orla Segura, implantada nas praias de São João da Barra, com objetivo de promover a segurança de banhistas e ajudar a proteger o meio ambiente, início neste fim de semana e prossegue até o carnaval. A idéia é prevalecer às leis ambientais, através do ordenamento do gerenciamento costeiro, evitando o trânsito de veículos e ocupações desordenadas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme, a Operação consiste em campanha de conscientização ambiental, utilizando panfletos educativos, com orientações sobre o correto uso da faixa de areia. “Utilizaremos também, placas informativas de trânsito, impedido o acesso dos veículos à orla”, frisou o secretário ressaltando que a desobediência acarretará penalizações na forma da lei.

– O melhor caminho pra resolução destes problemas relacionados ao má uso da faixa de areia realmente é conscientização da população, onde o exemplo passa de geração para geração – declarou a psicóloga, Júlia Paravidino, que há 34 anos, veraneia na praia de Grussaí.

Para facilitar o acesso de sua família a praia, o campista, Carlim Silva, que também frequenta Grussaí, estava com planos de comprar um veículo 4×4. “Alcancei o objetivo da campanha, e desisti da compra, a preservação de nossas praias está muito além da nossa comodidade”, comentou Carlim que continuará utilizando a passarela do Pólo Gastronômico para acessar a praia.

Durante o período do verão 2017, a execução da campanha educativa integrada, de conscientização ambiental, será desenvolvida em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Transporte e Trânsito, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Projeto Tamar.






Fonte: Ascom