quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Casa de Câmara e Cadeia volta a receber visitas em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
Referência cultural e arquitetônica de São João da Barra, a antiga Casa de Câmara e Cadeia está novamente de portas abertas a moradores e turistas. As visitas, em horário comercial, proporcionam uma viagem ao passado, mais precisamente entre o ano de 1797 e o início do século XX, período em que o prédio abrigou, em seu primeiro pavimento, a cadeia e, no segundo, a Câmara Municipal, numa época em que o presidente do Legislativo exercia também o papel de juiz.

“Contamos a história do local com ambientação do século XIX. Além do prédio, que mantém todas as características originais, e dos móveis, algumas figuras retratam personagens do período, como o cobrador de impostos, vereadores, juiz e prisioneiros”, explica o historiador Fernando Lobato, atual responsável pela Casa de Cultura e que, na manhã de quarta-feira, 18, recepcionou um grupo de 20 turistas da cidade de Blumenau-SC.

Integrante do grupo de catarinenses, o aposentado Modesto Bailer destacou não só a preservação do patrimônio arquitetônico, mas a preocupação em permitir aos visitantes o acesso à rica história de São João da Barra. “A cidade está de parabéns por conservar suas tradições. Nós, que somos de uma cidade não tão antiga, nos encantamos com o que vimos aqui”.

Tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Artístico e Cultural (Iphan) em 1967, a Casa de Câmara e Cadeia passou por um processo de restauração – custeado com recursos próprios da prefeitura – em 2011. Reinaugurado na segunda gestão da prefeita Carla Machado, recebeu o nome do escritor e historiador sanjoanense João Oscar Pinto do Amaral. Funcionando como um museu, o espaço deverá se transformar, também, em um Centro de Atendimento ao Turista.





Fonte: Ascom