domingo, 4 de dezembro de 2016

Selfies na academia são sinal de problema psicológico


Pessoas que usam o Facebook com frequência para fazer posts sobre dietas, rotinas de treino e conquistas na academia tendem a ser narcisistas, revelou um estudo conduzido por psicólogos da Brunel University London.

Após uma série de entrevistas com mais de 500 usuários da rede de Mark Zuckerberg, os pesquisadores constataram que o hábito de postar selfies praticando exercícios é motivado por uma grande necessidade de atenção e de validação da comunidade do Facebook.

Esse comportamento foi diagnosticado pelos estudiosos como um transtorno de personalidade.

Os psicólogos também ponderam que, apesar de atrair um grande número de “likes” e comentários de incentivo, essas reações de outros usuários não necessariamente indicam aprovação.

“Esses amigos podem estar educadamente oferecendo seu apoio, mas secretamente reprovando essa exibição egoísta”, afirma a professora Tara Marshall, uma das responsáveis pela pesquisa.

Outra constatação do estudo foi a de que pessoas com baixa autoestima atualizam mais vezes os seus status de relacionamento no Facebook e postam mais fotos com seus parceiros.

Segundo os pesquisadores, essa é a forma que pessoas inseguras encontram de fortalecer os laços e dar mais consistência a seus relacionamentos.

O Credit Suisse Group, empresa global de serviços financeiros sediada em Zurique, divulgou recentemente um estudo chamado “Credit Suisse Youth Barometer 2014”. A pesquisa tem como objetivo avaliar o comportamento da Geração Y em diversos assuntos, incluindo comportamento digital. Para isso, o grupo fez questionários online com jovens dos EUA, Brasil, Suíça e Cingapura. Entre abril e junho deste ano, foram analisados pelo menos mil jovens com idades entre 16 e 25 anos em cada país. Veja a seguir as principais descobertas do estudo no que se refere ao comportamento digital da Geração Y.

“Quais formas de comunicação você usa para entrar em contato com seus amigos?” foi a pergunta feita desta vez. Mas, ao contrário dos outros tópicos, dessa vez a diferença entre as respostas foi significativa. No Brasil, o modo mais popular ainda são as redes sociais (51%), mas o aplicativo de mensagens WhatsApp (49%) veio logo em seguida. Nos EUA, o método mais popular ainda são as conhecidas SMS (ou torpedos) para 67% dos jovens. Em seu país natal, no entanto, o WhatsApp não é tão popular, sendo o meio de comunicação mais utilizado por apenas 3%. Já em Cingapura, o Whatasapp lidera para 79%. Na Suíça, esse número sobe para 80%.






Fonte: Exame