sábado, 22 de outubro de 2016

CrossFit: O que é, seus benefícios, quem pode fazer e onde treinar


Criado em 1995 pelo treinador americano Greg Glassman, o CrossFit mistura exercícios de ginástica, levantamento de peso e atletismo, buscando condicionar quem pratica da forma mais ampla possível. Hoje são mais de 152 estúdios da modalidade em todo o Brasil.

“As atividades, como correr, escalar cordas, remar, levantar peso, empurrar pneu, entre outras, são sempre de alta intensidade. Os exercícios são variados e trabalham todas as capacidades físicas, como resistência cardiorrespiratória, estamina, força, potência, agilidade, equilíbrio, precisão, flexibilidade, velocidade e coordenação, simulando atividade do dia a dua para reeducar o aluno a se mover”, explica Joyce Rodrigues, profissional de educação física.


O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Normalmente esses movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardio. O CrossFit é o método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar a mais completa adaptação físiológica possível no seu praticante, independente da idade ou nível físico do mesmo.

Treinando CrossFit, buscamos desenvolver e melhorar todas as nossas capacidades físicas, são elas: resistência cardiovascular (respiratória), resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade.


Em um treino típico, atletas e praticantes irão fazer um aquecimento, a prática de uma técnica ou segmento de treinamento de força e depois o WOD (workout of the day), ou treino do dia. A montagem do WOD muda de dia para dia, mas tipicamente inclui uma mistura de exercícios funcionais feitos em alta intensidade por um período que geralmente varia entre 5 a 20 minutos.

O principal equipamento para a sua prática é o nosso próprio corpo. Mas, também utilizamos técnicas e equipamentos específicos como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes entre outros.


Crucial no CrossFit também é o fato de que é o Esporte do Fitness – o método tenta promover a camaradagem natural, competição saudável e a diversão do esporte, ao manter tempos, marcações e definir regras e padrões de performance, que podem variar de WOD para WOD.

Por meio de um programa único de treinamento baseado em movimentos naturais, funcionais e sempre variados, o CrossFit garante um treino completo, diferenciado, desafiador e altamente eficiente, tanto mentalmente como esteticamente, e para toda nossa saúde em geral.

  1. Dentre os benefícios do CrossFit, podemos citar:
  2. Aumento da força
  3. Redução de medidas e percentual de gordura
  4. Melhora na flexibilidade
  5. Melhora na capacidade cardiovascular e respiratória
  6. Aumento de explosão e velocidade
  7. Aumento de resistência muscular
  8. Melhora no equilíbrio
  9. Redução de stress
  10. Definição de tônus muscular
  11. Treinamento altamente eficiente aonde em menos tempo pode-se atingir resultados incríveis
  12. Treinamento que fortalece o corpo por inteiro
  13. Excelente treino preparatório para atletas
  14. Espírito de equipe
  15. Aumento da auto-confiança
  16. Melhora no desempenho em corridas de longa e curta distância
  17. Prevenção de lesões, quando praticado com o auxílio de profissionais qualificados
  18. Aumento de energia
  19. Pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive grávidas, idosos e crianças, desde que acompanhado por profissionais qualificados

CrossFit: alta demanda metabólica

Por conta do grande esforço físico que é feito em cada aula, a demanda metabólica costuma ser grande, ou seja, ele é ótimo para quem quer perder peso, mas sem perder massa, já que trabalha também com o ganho muscular. O fisiologista Dr. Turíbio Leite de Barros calcula que, em média, uma aula de crossfit de uma hora possa queimar entre 400 e 500 calorias, dependendo do indivíduo. “No crossfit, usamos predominantemente glicogênio muscular, pois os exercícios são realizados em alta intensidade e, na maioria das vezes, num tempo curto”, complementa Joyce.


Os exercícios de alta intensidade e o grande gasto metabólico podem acabar assustando quem nunca fez exercício físico, mas o CrossFit é uma atividade para todos. Só não pode praticar quem possui alguma lesão que impeça a pessoa de praticar esportes. “Quando feito com acompanhamento profissional, o CrossFit pode ser praticado por qualquer pessoa. Porém, antes é preciso fazer uma avaliação médica para detectar se há algum impedimento para praticar a modalidade”, avalia Dr. Turíbio. 


Quem pode fazer CrossFit?

Os iniciantes não podem – nem devem – começar com uma série de exercícios puxada. O ideal é que esses alunos façam aulas testes e, depois, algumas sessões de adaptação. Para não haver nenhum problema, nesse período de iniciação, o profissional deve acompanhar o aluno de perto, como um personal trainer. Esse acompanhamento é fundamental para que os movimentos sejam feitos de maneira correta, justamente para não causar nenhum tipo de lesão futuramente.

Para quem possui condicionamento físico, o método só é perigoso se o aluno não seguir o que o professor fala. “Posso afirmar que só existe lesão se o aluno não seguir as regras do coach, porém, vale ressaltar que o crossfit é para todos, mas não para qualquer um”, afirma Joyce. E apesar do lema do método ser “treinar forte”, o professor deve saber ensinar o aluno a dosar a intensidade de cada exercício para não comprometer a integridade física do praticante.

Dr. Turíbio, por sua vez, acredita que as lesões podem existir dependendo da intensidade que é empregada no ritmo de treino. “Se a pessoa não souber reconhecer os limites do seu corpo e se não for guiada corretamente por um professor, as lesões podem aparecer, sim”, afirma.


EM CAMPOS:

DRONE CrossFit 
Rua Voluntários da Pátria 574 
☎️ 22 3025.2040 . 21 99681.3136


CrossFit Campos 
Rua Barão da Lagoa Dourada, 551 
☎️ 22-3056-5546.





Fonte: Pense Diferente