domingo, 16 de outubro de 2016

Congresso de Medicina em Campos

(Foto: Divulgação)
A Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC) vai realizar entre os dias 18 e 22 de outubro, o seu XVII Congresso Médico Cidade de Campos juntamente com o XXVII Congresso da Supem e da X Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos. Durante o evento serão debatidos temas como Avanços no Diagnóstico da Doença Cardíaca, Tumor Cerebral, Arbovirose, Oncologia, Ecografia Clínica, Tratamento em Diabetes Tipo II, Cirurgia Robótico, Tratamento da Esofagite pós Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico, Tratamento Endoscópico das Complicações da Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Bariátrica, Transplante de Órgãos, Pediatria, Ginecologia, Infectologia, Direitos e Deveres dos Diretores Técnicos.
A presidente da SFMC e do Congresso, Vanda Terezinha Vasconcelos, comentou a importância do evento. “É fundamental a troca de experiências nessas áreas. Foi elaborado uma grade científica de qualidade, com palestrantes renomados e temas de grande interesse”, comentou.

De acordo com a programação, o Congresso em si começará no dia 19, mas no dia 18 haverá uma missa em ação de graças pelo Dia do Médico. No dia 19 pela manhã haverá palestras voltadas para doenças respiratórias, a partir das 9h no auditório Doutor Lenício de Almeida Cordeiro, na SFMC. Na parte da noite, a partir das 20h, no Teatro Trianon, acontece a abertura oficial. Na ocasião haverá a entrega de placa ao doutor Luiz Carlos Sell, médico do ano da SFMC. Também haverá entrega de certificados de congratulações aos associados com mais de 50 anos de formados e a palestra de abertura sobre o tema “O médico, o paciente e o Dr. Google”, com o conferencista Celmo Celeno Porto.

Do dia 20 ao dia 22 haverá palestras, mesas redondas e apresentação de posters e temas livres. O livro Dengue - Zika e Chikungunya também será lançado no foyes do anfiteatro da Faculdade de Medicina de Campos, às 17h30 do dia 20.

No dia 21 de outubro, encerrando as atividades científicas, está confirmada a presença do professor Edino Jurado no “Caso Clínico”, haverá também entrega de prêmios aos vencedores dos temas livres. No dia seguinte, vai acontecer a reunião do Conselho Deliberativo da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), finalizando assim todas as atividades do Congresso.

O evento é tradicional, tem como finalidade atualização e é voltado para médicos associados e não associado, residentes e acadêmicos.

Missa em ação de graça pelo Dia do Médico

No dia 18, às 18h30, haverá uma missa em ação de graças pelo Dia do Médico no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Convento), situado na rua Visconde de Itaboraí (antiga rua do Leão), no Parque Rosário.

O dia 18 de outubro foi escolhido como Dia do Médico em homenagem ao nascimento de São Lucas, o protetor dos médicos. São Lucas foi um dos seguidores de Jesus, segundo a tradição, escreveu um dos livros dos Evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos. Nestes livros, contou muitas histórias de Cristo, inclusive algumas das muitas curas e milagres que presenciou. São Lucas estudou medicina em Antioquia(atual Turquia), e foi chamado pelo apóstolo Paulo de “amado médico” na epístola aos Colossenses. É considerado patrono dos médicos desde o século XV.







Fonte: Divulgação