segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Centenário das obras de Nilo Peçanha em Campos: palestra nesta terça

(Foto: Divulgação)
Dando continuidade à programação pelo centenário das obras e melhorias feitas em Campos pelo governador Nilo Peçanha, que também foi Presidente da República, acontece nesta terça-feira (25), às 18h, uma palestra no auditório do Museu Histórico de Campos. O tema será “Saturnino Brito e saneamento de Campos”, e será ministrado pela arquiteta Teresa de Jesus Peixoto Faria.

A organização é da Academia Campista de Letras (ACL), com o apoio da Unidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Câmara Municipal e Prefeitura de Campos. A programação vai ser desenvolvida até novembro, com uma série de atividades.

Toda a programação remonta à vinda de Nilo – então governador do Estado do Rio de Janeiro – no ano de 1916, quando ele entregou obras de grande relevância na cidade, como a Praça Nilo Peçanha (conhecida como Jardim São Benedito), o obelisco da Beira-Rio, obras de saneamento básico e o próprio prédio da ACL, que funcionou como escola pública até 1947, ano em que se tornou a sede dos imortais campistas. As inaugurações contaram com a presença do então presidente da República, Wenceslau Braz.

Mais programação – Na quarta-feira (26), às 18h, no mesmo local, ocorrerá a palestra sobre “O plano dos planos: Saturnino de Brito e o saneamento da Baixada dos Goytacazes”. A palestra será a será ministrada pelo professor Aristides Arthur Soffiati Neto. A programação segue até o dia 30 de novembro, com palestras, exposições e solenidades.







Fonte: Ascom