segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Pontal de Atafona ainda em atenção por avanço das águas

(Foto: Divulgação | Defesa Civil)
O avanço do mar em duas ruas no Pontal de Atafona, em São João da Barra, ainda deixa os moradores de cerca de 20 casas em estado de atenção. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Felício Valiengo, a maré da madrugada deste domingo foi mais forte que a desse sábado, fazendo com que o nível da água passasse de 30 cm para 35 cm. “Como se trata de uma região muito plana, essa variação, apesar de pequena causou danos um pouco maiores, mas não houve a necessidade de retirada de moradores do local”. A maré da tarde deste domingo já foi mais fraca e a expectativa é que a situação comece a normalizar. O estado de atenção deve ser mantido até a próxima terça-feira (20).

A situação do local, que fica no encontro do rio Paraíba do Sul com o mar, começou a ser monitorada na última quinta-feira (15), mas foi na madrugada desse sábado que ficou mais crítica. Na manhã de ontem, uma equipe da Defesa Civil e da secretaria de Meio Ambiente realizou uma intervenção no local para tentar realizar o escoamento da água represada de volta par o mar. A ação foi repetida na manhã desse domingo.

Causa – Um ciclone extratropical provocou ventos fortes sobre o oceano a partir da noite da última segunda-feira (12) e contribui para a elevação do mar em todo país. Na costa do estado do Rio de Janeiro, os efeitos começaram a ser sentidos entre a madrugada e a manhã do dia 16 de setembro.