quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Candidatos à Prefeitura de Campos: Dia de debate com alunos

(Foto: Divulgação)
Os candidatos à Prefeitura de Campos voltaram a se encontrar na manhã desta quarta. Diante de alunos e professores do colégio Pró-Uni, os prefeitáveis Dr. Chicão (PR), Geraldo Pudim (PMDB), Nildo Cardoso (DEM), Rafael Diniz (PPS) e Rogério Matoso (PPL) responderam perguntas sobre Educação, Saúde, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. O candidato Caio Vianna (PDT) não compareceu.

Durante sua participação no evento, que não contou com perguntas entre candidatos, o vice-prefeito Dr. Chicão destacou que “a mudança já aconteceu” e citou avanços. “Muitos dizem que a cidade está falida. Mas se está realmente falida, por que estão na disputa pela Prefeitura? Tanta gente quer assumir um governo falido? No fundo eles sabem que isso é uma grande inverdade. Nossa cidade enfrentou a crise de cabeça erguida e, ao contrário de outros municípios, estamos com salários dos servidores em dia. O que eu pretendo é avançar ainda mais”, disse Chicão, que em um momento chegou a dizer que ninguém na disputa “entende mais de Saúde” do que ele.

O candidato Geraldo Pudim usou números e apontou “falta de eficiência” do atual governo. “Cidades como Londrina, Campina Grande e Ribeirão Preto, com um número de habitantes semelhante ao de Campos, contam com orçamentos bem menores e são mais eficientes. Em Campos, mesmo com quase R$ 20 bilhões em oito anos, o que estamos vendo é uma cidade refém de um modelo político ultrapassado”, disse Pudim, que comentou sobre a necessidade de despolitização na área da Saúde. “Vereador não tem que indicar diretor de unidade de Saúde. Isso vai acabar”, afirmou.

Nildo Cardoso, que respondeu a pergunta de uma aluna sobre o tratamento dado aos professores, também disparou forte contra o governo. “O candidato do governo tentou anular a pergunta elaborada por uma estudante alegando que o governo do estado é que trata os professores mal. Quero lembrar ao candidato que foi durante a atual gestão municipal que professores ficaram trancados fora da Câmara. Educação tem que ser tratada com seriedade e os professores merecem respeito”, disse Nildo, que também destacou duas propostas para as áreas de Saúde e Meio Ambiente.

O candidato Rafael Diniz apresentou suas propostas sobre os temas que estavam sendo debatidos e aproveitou para ressaltar a importância do diálogo.

— Não há mais espaço para políticos que se acham donos da cidade e dos votos. Para construir uma cidade diferente é preciso olhar nos olhos e respeitar cada cidadão — disse Diniz, que não deixou de alfinetar Dr. Chicão. “Eu ouvi um candidato dizer que só ele entende de Saúde. E ele representa um governo quem deixou a Saúde na UTI, com pacientes do Ferreira Machado sendo transportados pela escada, já que o elevador está quebrado. E o que falta não é dinheiro, é gestão”, afirmou.

O ex-vereador Rogério Matoso foi sorteado duas vezes para responder perguntas sobre a Saúde e comentou sobre a importância do investimento em prevenção. “Como vereador fui um grande defensor do Programa Saúde da Família, o PSF, que hoje é Estratégia Saúde da Família. O que faltou em Campos nos últimos anos foi mais investimento na atenção básica. Nosso plano de governo destaca a necessidade de uma nova forma de se pensar a Saúde em nosso município. Vamos apostar na modernidade, com marcação de consultas online”, disse o candidato.

Sepe: sabatina com candidatos

A semana tem sido de intensas atividades para os candidatos a prefeito de Campos. Reuniões com entidades representativas da classe comercial e empresarial (que seguem na próxima semana), encontro com representantes de escolas de samba, debate com os alunos do Colégio pró-Uni. Nesta quinta, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) inicia as sabatinas com os prefeitáveis, divididos em dois dias. Na pauta, assunto relacionados a condução da Educação no município.

No primeiro encontro, marcado para esta quinta às 9h, participam os candidatos Nildo Cardoso, Rafael Diniz e Rogério Matoso. Membros do Sepe farão perguntas aos participantes. Caio Vianna e Geraldo Pudim serão sabatinados nesta sexta. O candidato Dr. Chicão informou que não poderá participar por indisponibilidade de horário, segundo os organizadores.







Fonte: Folha da Manhã