sábado, 24 de setembro de 2016

Avanço do mar: Caixa d’água de Atafona é interditada pela Defesa Civil

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)
A Defesa Civil de São João da Barra notificou a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), sobre a interdição na última quinta-feira (22) da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Atafona, localizada, na João Batista de Almeida (mais conhecida como a rua da Caixa d’água). No entanto, o abastecimento está garantido e vem sendo feito a partir de um poço aberto pela empresa, na chegada da praia. Após vistoria, técnicos do órgão municipal constataram que o reservatório desativado corre o risco iminente de desabamento, estabelecido no Código Brasileiro de Desastres.


A estação, construída no final dos anos 60 foi ampliada com o crescimento populacional da praia com novos reservatórios, para dar suporte ao grande número de imóveis que começaram a surgir. Ela se encontra em área de erosão costeira classificada como área de risco muito alto, e vem sendo bastante castigada com as ressacas do mar ao longo dos anos.


O coordenador de Defesa Civil municipal, Felício Valiengo, ressaltou que os responsáveis pelo imóvel terão um prazo de sete dias a contar da data de recebimento do termo de interdição para providenciar a demolição e a retirada dos entulhos. Eles também devem comparecer à Defesa Civil, para apresentação do laudo sobre as ações implementadas.

— O não cumprimento do termo de interdição resultará em pena de ação coercitiva, que consiste em demolição e reparação pelo poder público municipal — explicou.








Fonte: Blog do Arnaldo Neto