terça-feira, 16 de agosto de 2016

Cerca de 600 candidatos disputam por 25 vagas na Câmara de Campos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A campanha eleitoral começa na próxima terça-feira (16) e centenas de candidatos a vereador terão 45 dias para brigar por cadeiras na Câmara de Campos. Serão cerca de 600 candidatos, entre velhos conhecidos e estreantes, disputando 25 vagas. Mas afinal de contas, quem são as principais peças deste tabuleiro político?

Como ocorreu nas últimas eleições, o principal “rolo compressor” deve ser formado pelo partido da chefia do Executivo. O PR da prefeita Rosinha Garotinho tem fortes nomes e vai caminhar com o PTB e o PSD. Só neste bloco são seis vereadores com mandato. Três no PTB (Edson Batista, Neném e Jorge Rangel), dois no PR (Abdu Neme e Paulo Hirano) e um no PSD (Jorge Magal). Além disso, existem outros nomes fortes no PR como: Kellinho, Thiago Ferrugem, Thiago Godoy (braço direito de Garotinho), Edílson Peixoto e Eduardo Crespo (que chegaram a ser prefeitáveis). Os mais otimistas falam que esse bloco pode fazer até nove cadeiras. Só não há certeza sobre as candidaturas de Edson Batista e Paulo Hirano, que podem deixar de disputar a reeleição.

Segundo partido com o maior número de votos em 2012, sendo superado apenas pelo PR, o pequeno PTC quer mostrar que é um gigante em Campos. Entre os principais nomes estão o vereador Thiago Virgílio, Carlão de Nova Brasília, Roberto Pinto, Carlos Alberto Canaã, Amélia, Alonsimar e Lindamara. Outro pequeno que pretende surpreender é o PRP. O partido conta com o jovem Vinicius Madureira, Silvinho, filho da vereadora Dona Penha, Jorginho Virgílio e Duda de Ururaí.

Gigante nacionalmente, o PSDB tem amargado resultados ruins em Campos. Mas dessa vez, o partido do vereador Mauro Silva, candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Dr. Chicão (PR), quer fazer bonito. A nominata conta com o vereador Ozéias, além de Geraldinho, Adilson Rangel e Paulo Arantes, por exemplo.

Não é só ao lado do governo que tem gente querendo surpreender. Na oposição, o PSDC do deputado João Peixoto é apontado como uma das grandes forças quando o assunto é a busca por cadeiras na Câmara. O partido, que vai caminhar com o PDT na majoritária e sozinho na proporcional, conta com dois vereadores em busca da reeleição: José Carlos e Dayvison Miranda, além do ex-vereador Alciones de Rio Preto, Marcinho, presidente licenciado do Campos (Roxinho), Dr. Admardo, o advogado Cláudio Andrade e Luciano “Rio Lu”. “Não gosto de citar poucos nomes, já que a nossa nominata é muito competitiva. Basta olhar para notar que todos podem conquistar uma cadeira na Câmara”, diz João Peixoto.

Gigante no Brasil, o PMDB terá candidatura própria na disputa pela Prefeitura de Campos, com o deputado Geraldo Pudim, e pretende ter uma bancada forte na Câmara de Campos. Entre os candidatos do partido estão: Luiz Azeredo, Fabinho Sorriso, Manoel Costa e Jackson.

Tabuleiro sem nomes da atual legislatura 


A oposição também conta com a coligação que une PPS, Rede e PV, partidos que caminham com o vereador Rafael Diniz (PPS), candidato à Prefeitura. O bloco conta com dois vereadores: Fred Machado (PPS) e Marcão (Rede), além de Abu (PPS), que recebeu 1.183 votos em 2012, o presidente do PV em Campos, Gustavo Matheus, Fabinho Almeida, Waldemar Soares e o ex-jogador Odvan.


Já o vereador Nildo Cardoso aposta suas fichas em uma nominata “puro sangue” do DEM. O principal nome é o seu filho José Leandro. O partido também conta com Joelson Barbosa e lideranças de várias partes do município. Durante a convenção do DEM, realizada na Câmara, os candidatos do DEM destacaram a necessidade de mudança no Legislativo.

Fora da disputa – Nem todos os 25 vereadores estarão na disputa pela reeleição. São os casos de Rafael Diniz, Nildo Cardoso, Mauro Silva e Gil Vianna. Os dois primeiros são candidatos à Prefeitura e os outros dois são candidatos a vice. Além disso, a vereadora Dona Penha deve se aposentar e os vereadores Edson Batista e Paulo Hirano podem optar pela coordenação da campanha majoritária.

Velhos conhecidos e novidades com o PDT


Entre os candidatos à Prefeitura da oposição o que conta com mais partidos é Caio Vianna (PDT), que aposta na força das nominatas para crescer na disputa eleitoral. Ao lado de Caio estão PSC, PSB, PEN, PMN e PSDC e PT, conforme protocolado no TSE. O PDT tem como uma aposta o ex-vereador Marcos Bacellar, que em 2008 alcançou 9.549 votos. Em 2012 ele não buscou a reeleição e agora volta para o embate eleitoral. A nominata pedetista também conta com Joacyr, Cristiano General e Flávio Quintanilha. 

No PSC, que vai caminhar com o PDT, o puxador de votos é o vereador Genásio, além de Antônio Carlos e Rosilane Siqueira. O PMN, que pode coligar com PEN e PT, também já montou o seu time para a disputa. Entre os nomes que fazem parte da nominata estão: Alessandra Faes, Nicácio, Brunio Invyk, Teteco, Edivaldo Fisioterapeuta, Maer e Rômulo Almeida.

O PSB do vereador Gil Vianna, candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Caio, após uma queda de braço com os rosáceos, espera conquistar duas cadeiras na Câmara. O time conta com Igor Pereira, Apóstolo Luciano e Rodrigo “Já é”.







Fonte:Folha da Manhã