terça-feira, 5 de julho de 2016

Campos registra 22 casos de meningite, mas Saúde não admite surto

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Somente esse ano, Campos registra 22 casos de meningite – entre suspeitos e confirmados. Destes, seis pacientes morreram em decorrência da doenca. Com todos os números fornecidos pela própria Secretaria de Saúde, o responsável técnico da Direção de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, afirma que não há surto na cidade. Um jovem de 18 anos e uma menina de sete anos estão internados no Hospital Ferreira Machado (HFM) com suspeita de meningococcemia. No último dia 28, uma criança de dois anos morreu com a mesma suspeita.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a média anual de casos de meningite é de aproximadamente 30. Ainda segundo o órgão municipal, os dois internados no HFM estão respondendo positivamente ao tratamento clínico. Além disso, o material que confirmará a doença ou não nos pacientes já foi recolhido e será encaminhado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro. O Ministério da Saúde (MS) recomenda o bloqueio em contactantes íntimos com os doentes. Ainda de acordo com a secretaria, todas as indicações do MS serão providenciadas.

Morte de menina de dois anos

A suspeita de meningite pode ter sido a causa da morte de uma criança de apenas dois anos. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde de Campos que alega não ter um diagnóstico fechado e investiga a causa do óbito.

Este é o quarto caso suspeito, somente este mês. Secreções e partes de órgãos da criança foram encaminhadas para o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) para a confirmação da causa da morte.

Segundo Charbell Kury, a menina foi tratada a princípio como se tivesse pneumonia. Com a evolução desfavorável do quadro de saúde, a suspeita de meningite foi considerada.

Três mortes causadas por meningococcemia somente no mês de maio

No dia 24 de maio, a Polícia Civil de Campos confirmou que a morte das irmãs Ana Vitória Cândido Silva (um ano e seis meses) e Joyce Cândido Silva (seis anos) foi causada por meningococcemia. No dia 11, as irmãs apresentaram um quadro febril e morreram em menos de 12 horas. As duas foram atendidas no Hospital Geral de Guarus (HGG) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O jovem Jairo Machado de Carvalho Salve, de 21 anos, morreu na noite do dia 21 de maio, no HFM. O rapaz estava internado desde sexta-feira, dia 13, quando apresentou forte dor de cabeça e por meio de um exame de punção, o HFM confirmou a suspeita da doença.







Fonte: terceira Via