sábado, 31 de março de 2012

PETRÓPOLIS INAUGURA CENTRO CULTURAL 14 BIS


14 bis

Com foco na acessibilidade, o Centro Cultural 14 Bis foi inaugurado na tarde de ontem, em uma solenidade realizada pela Prefeitura de Petrópolis. Anexo do Museu Casa de Santos Dumont, o 14 Bis apresenta um projeto pioneiro e inédito em todo o estado, ao proporcionar Cultura a portadores de necessidades especiais.

Casa Santos Dumont

O Centro Cultural já está aberto ao público e, de acordo com o prefeito, vem atender a uma necessidade antiga do município, a acessibilidade.

"A cultura da cidade vai passar por uma transformação muito especial, com o acesso dos portadores de necessidades especiais ao Museu Casa de Santos Dumont e ao Centro Cultural 14 Bis”, declarou o prefeito.

Santos Dumont

Além de retratar a história e obra do Pai da Aviação, o 14 Bis tem a preocupação de inserir e promover a interação entre os portadores de necessidades especiais. O espaço conta com uma rampa e uma plataforma eletrônica que possibilitará a cadeirantes, idosos e portadores de necessidades especiais visitar todo o museu.


O Centro Cultural 14 Bis ainda tem uma maquete tátil interna e externa, DVD em Libras, catálogo em Braile e réplicas de dependências do museu, como o banheiro de Santos Dumont. Com um público de 9 mil pessoas por mês, o Museu Casa de Santos Dumont deve ter o número de visitas ainda maior com a acessibilidade.

O funcionamento do Museu Casa de Santos Dumont é de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h. A entrada custa R$ 5 para adultos, R$ 2,50 para estudantes, crianças e pessoas com idade entre 60 e 64 anos. Estão isentos do pagamento idosos acima de 65 anos e crianças com até 6 anos. Os moradores de Petrópolis também podem visitar A Encantada gratuitamente às quartas-feiras e no último domingo do mês, mas é preciso levar comprovante de residência.

fonte: Tribuna de Petrópolis

sexta-feira, 30 de março de 2012

BOLSA FAMÍLIA CAUSA TRANSTORNOS À MORADORES VIZINHOS


Lixo e papelão nas calçadas/ foto: Ralph Braz

Temos acompanhado nos jornais, nas redes sociais, e nas emissoras locais, o drama que as famílias beneficiadas pelo programa do governo Federal, o Bolsa Família vem passando para fazer o recadastramento. Só que existe o outro lado que ainda não foi ouvido, que são a dos moradores.

foto: Ralph Braz

Em Campos os beneficiários são atendidos na avenida Visconde do Rio Branco (beira valão), bairro que apesar do grande número de comércio ainda possui vários moradores,  e esses moradores estam tendo problemas com os beneficiários há dois meses, porque eles dormem nas portas das residências, dificultando a entrada dos moradores em suas residências, as constantes brigas, sujeiras deixadas nas calçadas, como papelão, restos de alimentos e até  urinam no local.


foto: Ralph Braz


foto: Ralph Braz

De acordo com relatos de moradores " não temos nada contra o benefício. O problema é que eles passam  a noite toda aí, entregues à própria sorte. Se houver apenas uma pessoa armada já é o suficiente para levar perigonão só a eles, como aos moradores. Às vezes as discussões, aos berros, varam a noite e isso atrapalha o nosso sono", relatou  o advogado Marcos Aurélio Vieira dos Santos.

Veja o depoimento da moradora Angela


quinta-feira, 29 de março de 2012

MUSEU IMPERIAL DE PETRÓPOLIS COMPLETA 72 ANOS




Um dos cartões postais mais conhecidos e visitados de Petrópolis faz aniversário nesta quinta-feira (29). O Museu Imperial, que guarda relíquias e a memória do império, completa 72 anos.

Nesta quinta-feira (29), o Museu Imperial em Petrópolis completa 72 anos. E para comemorar, a entrada é
franca nesta quinta. Não há cobrança de ingresso. O Museu Imperial funciona das 11h às 18h.

A construção do belo prédio neoclássico, onde funciona atualmente o Museu Imperial, teve início em 1845 e foi concluída em 1862.


Para dar início à construção, D. Pedro II assinou um decreto em 16 de março de 1843, criando Petrópolis. Uma grande leva de imigrantes europeus, principalmente alemães, sob o comando do engenheiro e superintendente da Fazenda Imperial, major Julius Friedrich Koeler, foi incumbida de levantar a cidade, construir o palácio e colonizar a região.


D. Pedro II

Construído com recursos oriundos da dotação pessoal do imperador, o prédio teve o projeto original elaborado pelo próprio Koeler e, após seu falecimento, foi modificado por Cristóforo Bonini, que acrescentou o pórtico de granito ao corpo central. Para concluir a obra, foram contratados importantes arquitetos ligados à Academia Imperial de Belas Artes: Joaquim Cândido Guillobel e José Maria Jacinto Rebelo, com a colaboração de Manuel Araújo Porto Alegre na decoração.

A história do segundo reinado está em cada peça. Dom Pedro II construiu o palácio que abriga o museu. E 300 mil pessoas por ano passeiam pelo piso de madeira nobre, usando pantufas de feltro. Grupos de estudantes vão conhecer a história do período e brincar no jardim, projetado pelo paisagista Jean Baptiste Binot.


D. Pedro II adorava a sua residência de verão e a cidade que se formou ao redor. Suas prolongadas temporadas em Petrópolis criaram uma atmosfera favorável para a prática de veraneio ou vilegiatura, como se dizia à época, iniciada pelo próprio monarca e pela aristocracia do Império, seguida pelos presidentes e políticos da República e cultivada por muitos até hoje.


Com a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, houve o banimento da família imperial, que se exilou na Europa. Em dezembro do mesmo ano, a imperatriz d. Teresa Cristina faleceu em Portugal e, dois anos depois, em 1891, D. Pedro II faleceria em Paris.


Entre 1893 e 1908, a princesa Isabel, como única herdeira – sua irmã, a princesa Leopoldina, havia falecido em 1871, alugou o Palácio de Petrópolis para o Educandário Notre Dame de Sion. Em seguida, entre 1909 e 1939, o Colégio São Vicente de Paulo funcionou no prédio. Nesse período, grande parte do mobiliário e demais objetos foram transferidos de local e de propriedade.



an - csvp - 001 novo1

No São Vicente de Paulo, estudava um apaixonado por História: Alcindo de Azevedo Sodré. Graças a ele, que sonhava com a transformação do seu colégio em um museu histórico, o presidente Getúlio Vargas criou, em 29 de março de 1940, pelo Decreto-Lei n° 2.096, o Museu Imperial.
O Museu Imperial comemora 72 anos graças ao trabalho de muita gente. Como Alcindo Sodré, que organizou o acervo. O presidente Getúlio Vargas que assinou o decreto de criação. E os funcionários que fazem a preservação do patrimônio. Eles fazem parte da história do museu.

São mais de 100 pessoas cuidando da segurança, conservando os jardins, a pintura da fachada.


CAMPOS INAUGURA O CEPOP EM SEU ANIVERSÁRIO


A prefeita de Campos, inaugurou na noite desta quarta-feira (28), o Centro de Eventos Populares Ozório Peixoto (Cepop), acompanhada do vice-prefeito, e dos secretários da administração municipal. Em seu discurso, ela afirmou que desenvolvimento não é somente econômico, mas cultural também e disse que a estrutura é um marco na história do município e do país. Rosinha agradeceu a todos que, como ela, apostaram e acreditaram no Centro de Eventos e a quem trabalhou na obra.


60 mil pessoas na inauguração

 
Osório Peixoto, era escritor e jornalista conhecido como “o poeta do povo”. A homenagem é mais que justa.
 
Osório Peixoto/ foto e texto estouprocurandooquefazer.com

Por certo o escritor aprovaria a obra. Teria mil idéias para sua utilização com eventos populares , mas questionaria, ah! como questionaria ,assim como nós o seu custo!
fotos do cepop: transanortefm.com

PREFEITO DE SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA É PRESO EM CAMPOS PELA PF




A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (29) o prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Beto Azevedo. A prisão aconteceu em um apartamento de propriedade dele, em Campos, através de mandado de prisão expedido pela Justiça Federal. Beto é acusado de desviar dinheiro do Sistema Único da Saúde (SUS), através de exames pagos pela Prefeitura de SFI a uma clínica particular, a Fênix, por exames que não teriam sido realizados.
O vice-prefeito Frederico Barbosa Lemos vai tomar posse na sede da prefeitura de São Francisco de Itabapoana. O vereadoes de situação se mostram resistentes e alegam que o prefeito pode voltar ao cargo através de uma liminar. Mais detalhes a qualquer momento.


Além do prefeito, foram presos ainda os dois proprietários da clínica beneficiada Fabel Santos Silva e Juliana Meireles; o atual secretário de Saúde de São Francisco de Itabapoana, Cristiano Salles Rodrigues, e o ex-secretário de Saúde do município Fabiano Córdova. As prisões são temporárias, por um prazo de cinco dias. Além de cinco mandados de prisão cumpridos, houve ainda 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, cumpridos em órgãos da prefeitura, nas residências dos presos e na Clínica Fênix.


fonte: Campos24horas
fotos: Ururau

quarta-feira, 28 de março de 2012

ANIVERSÁRIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES (179 ANOS)


(Igreja de São Francisco, aqui começou a Vila de Campos/ fotos:Ralph Braz)
 
 
Campos dos Goytacazes, completa hoje (28/03), 179 anos de elevação  à categoria de cidade. O município e o maior municipio em extensão territorial do estado do Rio de Janeiro e a maior cidade dio interior, sua população é de quase quinhentos mil habitantes.

CAMPOS E SUA  HISTÓRIA

As terras dos índios goytacazes começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos "sete capitães". Pertenceu à capitania de São Thomé e se tornou, cinquenta anos depois, no dia 29 de maio, a vila de São Salvador dos Campos. Foi elevada à categoria de cidade em 28 de março de 1835.
 
Importantes fatos históricos se deram em Campos dos Goytacazes:

Os campistas participaram das campanhas abolicionistas, com José do Patrocínio o "tigre da abolição", e Luiz Carlos de Lacerda, foram os maiores expoentes da causa. Porém foi a última cidade brasileira a aderir à abolição da escravidão.

José do Patrocínio
Já na república, destacou-se Nilo Peçanha, que foi Presidente do Estado do Rio de Janeiro, Vice-Presidente e Presidente da República.
 
Nilo Peçanha


As visitas do imperador D.PEDRO II e a luta republicana foram outros marcos da história de Campos.

Por sua importância, Campos recebeu por quatro vezes (1847, 1875, 1878 e 1883) a visita do Imperador D.Pedro II, em diferentes períodos, em 1883 quando o imperador inaugurou a luz elétrica da cidade, que passou a ser, assim a primeira cidade da América do Sul a contar com este avanço tecnológico.

(Imperador D. Pedro II)

FOTOS DE ATUAIS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES:

(Fotos:Ralph Braz)
 
 


 

 
CAMPOS DOS GOYTACAZES E SEU PASSADO:

(Fachada antiga Catedral de Campos)

(Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Santa Casa de Misericórdia na Praça Quatro Jornadas)

(Residência do Barão da Lagoa Dourada, hoje LICEU de Humanidades)

(Praça do Santíssimo Salvador)

(Beira rio e um dos  Bondes que percorriam a cidade)

(Construção do Fórum Nilo Peçanha)

(Praça Quatro Jornadas e ao fundo a antiga cadeia e a  Câmara Municipal,
e também residência de Benta Pereira hoje Banco do Brasil.)


PARABÉNS CAMPOS DOS GOYTACAZES PELO SEU ANIVERSÁRIO.
ORGULHO DE SER CAMPISTA.

segunda-feira, 26 de março de 2012

PREFEITURA DE CAMPOS NOTIFICA PROPRIETÁRIOS DE TERRENOS ABANDONADOS

  
foto:Ralph Braz

Fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas já realizaram este ano, mais 126 novas notificações entre proprietários de terrenos cujas áreas estão necessitando de limpeza e de cerca.

Dos 350 terrenos que irão passar por renotificação providenciada este ano pelo setor, um total de 156 imóveis já foram providenciadas. O prazo que é dado por lei de 30 dias para as providências necessárias de regularização do imóvel, está correndo e após este período dado pela Lei Municipal de nº 8.243/11, os proprietários desses terrenos que ainda se encontram de forma irregular dentro do município, receberão multas.

O coordenador de fiscalização do órgão público municipal, Francisco Balbi, disse que a multa pode variar de acordo com a situação da área encontrada pelos agentes.


“O proprietário vai ser multado em valores que vão de 20% do salário mínimo até três salários mínimos. O que vai determinar o valor é o estado de conservação do terreno, se há muito mato ou lixo. Após esse procedimento, a multa é publicada no Diário Oficial e encaminhada, por correspondência, para o dono ou entregue pessoalmente. O proprietário terá de três a cinco dias, dependendo do tamanho do terreno, para fazer a limpeza do local”, disse.


foto: Ralph Braz

Mas existem casos em que a Coordenadoria de Fiscalização de Posturas não consegue localizar o proprietário e a limpeza do terreno é feita pela Secretaria de Serviços Públicos, para evitar que haja a proliferação dos focos de dengue e outros problemas em decorrência da sujeira ali encontrada.



foto: Ralph Braz


Parque Leopoldina/ foto: Ralph Braz


fonte: Ururau

ACIDENTE ENVOLVE FAMÍLIA DAUAIRE E CICLISTA EM SJB


foto: Ralph Braz

Um acidente envolvendo um carro e um ciclista deixou uma pessoa morta no final da noite deste domingo (25/03), por volta das 23h45, na Rodovia BR-356 (Campos/São João da Barra – SJB), próximo a curva de Grussaí.

No veículo estava a família Dauaire, o ex-prefeito Betinho Dauaire, seu filho Bruno Dauaire, que conduzia o veículo, acompanhado da sua esposa Priscila Dauaire. Nenhum dos três saiu ferido.

Segundo o Resgate da Prefeitura de SJB, que prestou o atendimento às vítimas, o ciclista teria atravessado a pista quando o veículo, Cerato preto, de placa MTV-5289 de Vitória no Espírito Santo, colidiu com a Monarque, de cor verde. O homem de cor parda, aparentado ter entre 30 e 35 anos, que estava sem documentos morreu na hora. A perícia diz que a vítima aparentava estar bêbada e estava no meio da pista.

Bruno Dauaire foi encaminhado para a 145ª Delegacia de Polícia (SJB), para prestar depoimento e fazer o teste do bafômetro.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos.



fonte: Ururau

sábado, 24 de março de 2012

ZÉ RAMALHO É ATRAÇÃO NESTE DOMINGO EM SJB



O cantor Zé Ramalho é a última atração da programação “Porto do Verão: São João da Barra – O Paraíso é Aqui”.

O show, que será neste próximo domingo, dia 25, no Balneário de Atafona, está marcado para as 18h30.

A prefeita Carla Machado ressaltou sua satisfação com o sucesso da programação de verão.

É impressionante a quantidade de pessoas em cada final de semana. É um público diversificado, que gosta de curtir com a família momentos de lazer e que já está acostumado com o ambiente acolhedor do nosso Balneário. O cantor Zé Ramalho está sendo muito esperado e tenho certeza que mais uma vez teremos um evento que ficará marcado.


sexta-feira, 23 de março de 2012

MORRE O HUMORISTA CHICO ANYSIO AOS 80 ANOS



Morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro. Ele deixa oito filhos.

Anysio apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.
O ator também já foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio tivesse um segmento de seu intestino delgado retirado.

No final de 2010, ele foi levado ao mesmo hospital com falta de ar. Após uma obstrução da artéria coronariana ser encontrada, passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias. Após 110 dias, teve alta em março do ano passado.

Com fortes dores nas costas, o humorista foi novamente internado em novembro. Ficou no hospital durante cinco dias, para receber medicação intravenosa devido a problema antigo nas vértebras que provocava dor. No fim de novembro, teve febre e os médicos descobriram uma contaminação por fungos, tratada com antibióticos. No começo de dezembro, retornou ao hospital com infecção urinária e ficou internado por 22 dias. Um dia depois, voltou ao Hospital Samaritano.

fonte: G1

MANIFESTAÇÃO DA SOCIEDADE EM SJB PELO HOMICÍDIO NO SESC-MG

foto: Ralph Braz

Parentes e amigos de Franklyn Estevão Bastos Nunes, 22, morto com uma facada na noite de segunda-feira no Sesc Mineiro de Grussaí, estão percorrendo as ruas de São João da Barra fazendo uma manifestação na manhã desta sexta-feira.

O protesto saiu da Praça São João Batista e segue pela rua do Fórum, ainda passam pela Escola Estadual Alberto Torres, onde a vítima estudava, professores e alunos aguardam em frente a escola. A manifestação termina em frente à 145ª DP, para protestar pedindo justiça.

foto: SJB online/ Gisele Soares

O suspeito do homicídio, Laurindo Márcio de Oliveira, 31, aguarda a conclusão do inquérito em liberdade. Ele se apresentou ao delegado Carlos Alberto de Andrade na mesma noite e ficou detido até o dia seguinte.

Durante a manifestação, familiares da vítima passam mal. O resgate foi acionado e eles foram encaminhados ao Pronto Socorro, onde ficaram em observação. Em seguida, foram liberados.


foto:Ralph Braz

A manifestação foi encerrada no fim da manhã desta sexta-feira, na frente da 145ª DP. Os manifestantes tiveram a informação de que o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público e será julgado pelo júri popular.

fonte: SJB online

THOR JÁ ATROPELOU OUTRO CICLISTA NO RIO



O ciclista na Rodovia BR-040 não foi a primeira pessoa (vítima) que Thor Batista atropelou.

No dia 27 de maio de 2011, o filho de Eike e Luma, a bordo do Audi placa EBX 0001, atropelou um senhorzinho de 86 anos, também numa bicicleta, na Av. Sernambetiba, na Barra. Uma ambulância do Samu levou o idoso para o Hospital Lourenço Jorge, ali perto. Depois, foi transferido para o Copa D’Or.

Thor prestou socorro ao senhorzinho e pagou todas as despesas médicas. Segundo um filho da vítima, que prefere não aparecer, a família não registrou queixa e não pediu indenização:
Estávamos preocupados em salvar nosso pai, que também não queria confusão.

O senhorzinho, hoje recuperado, fraturou o acetábulo (parte da bacia onde a cabeça do fêmur se encaixa).
Pôs duas placas e cinco parafusos, fez fisioterapia, hidroterapia e teve sessões com psicólogo para se livrar do trauma.

fonte: O globo/ Coluna de Anselmo Gois

quinta-feira, 22 de março de 2012

O VEREADOR AGUINALDO TIMÓTEO DEFENDE FILHO DE EIKE BATISTA




O cantor e vereador paulistano Agnaldo Timóteo (PR) usou o plenário da Câmara Municipal de São Paulo nesta quinta-feira (22) para solidarizar-se com o estudante Thor Batista, filho do empresário Eike Batista, envolvido no acidente em que um ciclista morreu atropelado.

Timóteo, que teve a carteira nacional de habilitação cassada no final de 2010 por acumular 91 pontos provocados por infrações à legislação de trânsito, defendeu Thor, que teve 51 pontos na carteira.
"Meteram porrada porque ele tem 51 pontos.

Isso é provocado pela ira de pessoas que acham que ele teve tratamento especial por ser filho de um milionário. Não há como criticar os 51 pontos dele porque nem se sabe se os pontos são realmente dele", afirmou.

Timóteo disse que vai defender a mudança da legislação de trânsito junto a amigos políticos no Congresso Nacional. Ele quer ampliar de 20 para 50 o limite máximo de pontos na CNH.

ACABOU A GREVE DOS VIGILANTES

foto:Ralph Braz

Depois de nove dias chegou ao fim a greve dos vigilantes no Estado do Rio de Janeiro. Primeiro houve a confirmação na capital o que se estendeu as demais regiões e ao Norte e Noroeste do Estado.
A partir desta quinta-feira (22/03) os mais de três mil e quinhentos trabalhadores voltam a rotina de trabalho.
Agências Bancárias abrem nesta quinta-feira (22), normalmente.

EMPRESA DENUNCIADA PELO "FANTÁSTICO" NO DOMINGO PRESTA SERVIÇO À TV GLOBO




A Toesa Service, empresa de aluguel de veículos denunciada por corrupção em licitações num hospital público do Rio, no "Fantástico" (Globo), presta serviço para a emissora. São da companhia as ambulâncias usadas no Projac (estúdios cariocas do canal). Na reportagem exibida no último domingo, um gerente da Toesa oferece a um repórter, disfarçado de gestor de um hospital, propina de 10% do valor de uma licitação. A Globo confirmou manter relações comerciais com a Toesa. "A Toesa presta sim serviços de ambulância e primeiros socorros no Projac. Todos os veículos levam o logotipo da empresa e os funcionários andam uniformizados", disse, em comunicado.

quarta-feira, 21 de março de 2012

EIKE BATISTA CONTRATA EX-MINISTRO DA JUSTIÇA PARA DEFENDER O FILHO


O empresário Eike Batista contratou o ex-ministro da Justiça Marcio Tomaz Bastos para defender seu filho, Thor Batista, 20, que atropelou e matou o ciclista Wanderson Pereira dos Santos, 30, no último sábado (17), na rodovia Washington Luis, no Rio.

Questionado por um internauta sobre a necessidade da contratação de Bastos, especialista em direito criminal conhecido por cobrar um dos honorários mais caros do país, Eike defendeu-se em seu twitter: "só contrato o melhor algum problema?".

fonte: folha de São Paulo