segunda-feira, 2 de julho de 2012

DIA DO BOMBEIRO



Dia 02 de julho, é celebrado o DIA DO BOMBEIRO. O corpo de bombeiros é uma corporação da Defesa Civil que tem vínculo direto com a polícia militar.

A data foi instaurada no Brasil em 1954, sendo que a organização já existe há mais de 150 anos em nosso território.

De acordo com dados históricos, os primeiros registros de serviços do Corpo de Bombeiros no Brasil, aconteceu em 1856, no momento em que o Imperador Dom Pedro II assinou um decreto para a diminuição dos incêndios.


Antes que a corporação fosse criada, as pessoas apagavam os incêndios sempre com a ajuda de vizinhos e amigos. Eles também tinham que contar com a sorte de encontrar água em grande quantidade no local.


Atualmente, os bombeiros são acionados pelo telefone 193, número que atende a todas as regiões do Brasil.

Eles correm contra o tempo para salvar vidas. Logo que são chamados para alguma ocorrência rapidamente se deslocam e em poucos minutos chegam ao local indicado. 

A agilidade, o treinamento, a precisão e o equilíbrio psicológico diante das inúmeras situações, fazem parte da rotina destes profissionais. 

Rotina que significa doar a vida para salvar outras vidas. Para isso não importam as circunstâncias, sejam vítimas de agressão, acidentes, quedas, crimes contra a vida, ou outras tantas ocorrências que chegam à corporação. 

O trabalho deles se fundamente em garantir sempre o desempenho total para ajudar os pacientes.